
A Prefeitura de Aracaju lançou oficialmente nesta terça-feira, 4, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A iniciativa representa um importante avanço na garantia dos direitos e na promoção da inclusão das pessoas com TEA em Aracaju, facilitando o acesso a serviços e garantindo prioridade no atendimento em órgãos públicos e estabelecimentos privados na capital.
De acordo com a Prefeita Emília Corrêa, esse recurso nasce com a finalidade de oferecer acolhimento a todos. “Estamos de fato, concretizando e garantindo mais respeito, prioridade e visibilidade às pessoas com TEA na cidade que acolhe, entende as diferenças e oferece as oportunidades de maneira igualitária”, destacou a prefeita Emília Corrêa.
Para solicitar o cartão, é necessário ser morador de Aracaju, possuir laudo médico que comprove o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ter mais de 18 anos ou ter um responsável legal. O processo deve ser feito pelo site ciptea.aracaju.se.gov.br. Basta realizar o cadastro, fazer login, preencher as informações solicitadas e anexar os documentos para concluir a solicitação.
Mãe atípica e servidora pública, Vaneide Dias ressalta que a carteira vai proporcionar uma legitimidade a causa e mais respeito aos autistas. “Cada ação que promove inclusão é uma vitória de toda a sociedade. Enquanto mãe atípica, sei o quanto nossa rotina é desafiadora. A CIPTEA é mais do que um documento: é um símbolo de respeito, empatia e valorização das pessoas com autismo e suas famílias”, pontuou.
Geane de França, também compactua do mesmo sentimento, para ela, trata-se de uma ferramenta necessária para a inclusão. “O lançamento da CIPTEA simboliza reconhecimento e dignidade para nossos filhos. É o olhar do poder público dizendo: “nós vemos vocês, nós respeitamos vocês, e queremos caminhar juntos”, isso representa muito para nós. Obrigada por ter nos enxergado com tanta empatia nossa luta”, comentou.
Com informações da PMA
