Prefeitura vacina 648 pessoas durante ação em shoppings de Aracaju

Até o momento, o município já vacinou 67.805 pessoas, correspondendo a aproximadamente 47% da meta (Foto: ascom SMS)

Para contemplar os usuários que têm dificuldade de acesso ao serviço durante a semana e atingir a meta da Campanha de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), montou no último sábado, 11, estandes de vacinação nos dois shoppings da cidade. Os pontos disponibilizaram as doses das 10h às 17h, e foram imunizadas 648 pessoas, sendo 352 no Jardins e 296 no RioMar.

O profissional da saúde Bira Pereira foi um dos que aproveitou a oportunidade para se proteger. Ele conta que viu o ponto de vacinação durante a ida ao shopping para pagar algumas contas. “Achei ótimo, porque eu não tive tempo de ir a uma unidade de saúde para me vacinar. Aproveitei a chance e acho fundamental essa prevenção de doenças. Esta época do ano é muito propícia a gripes e resfriados e eu não quero adoecer nem transmitir nenhuma doença”, declarou.

Mesma situação da enfermeira Fernanda Vanessa Silva, que também buscou o serviço após a divulgação da notícia. “Acho muito importante a imunização, pois a prevenção através da vacina ainda é a melhor forma de combater o vírus da gripe. Por isso quando li a notícia na internet que estaria disponível aqui, vim passear no shopping e aproveitei a oportunidade para me proteger”, revelou.

Já o estudante Lucas Rolemberg foi ao centro de compras só para buscar o serviço oferecido pela SMS. “Moro aqui perto e na semana fica muito corrido para ir até uma Unidade. Foi super rápido e os trabalhadores foram bem atenciosos durante o atendimento”, elogiou.

Na ação de hoje receberam as doses, as gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde na ativa; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; além de policiais civis, militares e bombeiros ativos das forças armadas.

“Do grupo prioritário, apenas as crianças não puderam ser vacinadas nos shoppings, pela necessidade de um maior acompanhamento do histórico, feito pelos profissionais de saúde. Como se trata de um público-alvo mais vulnerável, solicitamos aos pais que continuem levando os filhos para as unidades básicas (UBS), onde poderemos não apenas aplicar a vacina contra a gripe, mas garantir outras imunizações, que são essenciais para a uma boa saúde nesta idade”, justificou a auxiliar de enfermagem da SMS, Nelma Vasconcelos.

Campanha

Até o momento, o município já vacinou 67.805 pessoas, correspondendo a aproximadamente 47% da meta, que são de 146 mil pessoas.

A campanha contra a influenza segue até o dia 31 de maio, vacinando os grupos em todas as UBS e no Ipesaúde. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação.

Pacientes com comorbidades devem levar receita médica; puérperas devem levar o comprovante de nascimento da criança; doentes crônicos, o relatório médico, e trabalhadores da saúde, professores e os profissionais das forças de segurança e salvamento, o comprovante de trabalho.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais