Prefeitura vacina mais de mil idosos em ação itinerante nos bairros

Prefeitura de Aracaju realiza estratégia para evitar aglomerações e imunizar idosos (Foto: Ascom/SMS)

A fim de evitar aglomeração nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e atender de maneira estratégica a população idosa, que compõe um dos principais grupos de risco do novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira, 7, a vacinação itinerante de imunização contra a influenza, para os maiores 60 anos, na praça Zilda Arns, bairro Jardins.

Para esta fase da imunização, além dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, residentes da Universidade Federal de Sergipe, e da equipe da Cruz Vermelha também fizeram parte da equipe de vacinação. Foram mantidas as medidas de distanciamento entre as pessoas e disponibilizadas cadeiras para aqueles que não podem permanecer em pé por muito tempo.
“Neste primeiro dia, escolhemos um local próximo à UBS Dona Sinhazinha, por existir uma grande demanda de idosos. Só hoje foram imunizados mais de mil idosos. A SMS adotou essa estratégia para que não tenha aglomeração de pessoas nas Unidades, por isto, programamos esta ação em dois dias. Só que a procura de idosos foi tão grande que o estoque programado para dos dois dias foi utilizado em sua totalidade hoje. Assim, não teremos amanhã a vacinação aqui na praça [Zilda Arns]”, explica a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões.
A aposentada Maria Silva foi um das primeiras a serem atendidos pela unidade itinerante. “Cheguei logo cedo e fiquei muito feliz por eles terem começado na praça que fica perto da minha casa, pois facilitou muito meu descolamento. Sempre deixo minha caderneta de vacinação atualizada, porque se cuidar é o que importa”, relatou.
A ação também atraiu a atenção do aposentado Conrado Santos, que, ao saber da vacinação itinerante, decidiu buscar pela dose de imunização. “Todo ano eu tomo a vacina para não ficar com gripe, ainda mais assim, sem aglomeração e protegido”, afirmou.
Com a meta de imunizar 90% do público alvo de idosos já alcançada, a vacinação em praças públicas foi mais uma estratégia para em benefício da população idosa.
Próximas datas de vacinação itinerante
No próximo dia 14, os idosos poderão receber a vacina contra a Influenza na praça do final de linha do conjunto Bugio. No dia 15 a ação acontecerá no 28º Batalhão de Caçadores, bairro 18 do Forte. Em todos os dias, a vacinação será realizada no horário das 8h às 12h.
“Destacamos que todas as ações itinerantes dependerão do estoque da vacina contra a influenza para o município. Além disso, serão disponibilizadas doses para os idosos acamados, para os asilos e lares de idosos. Já para os profissionais de Saúde, que também são público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a imunização continuará sendo realizada no local de trabalho dos profissionais”, enfatiza Ilziney.

 

Fonte: Ascom/SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais