
O primeiro paciente submetido a um transplante renal no Hospital de Cirurgia (HC) recebeu alta hospitalar na manhã desta segunda-feira, 12, após seis dias de internamento. O procedimento, realizado na noite do dia 6 de janeiro, foi bem-sucedido e o lavrador Josenaldo Oliveira Freitas, 25 anos, de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão Sergipano, apresenta excelente evolução clínica, iniciando agora uma nova fase de vida longe da rotina da hemodiálise.
Para marcar esse momento histórico, o Cirurgia entregou a Josenaldo um certificado simbólico, destacando o transplante renal como um importante passo de cuidado, esperança e recomeço, além de reconhecer a solidariedade da família doadora do órgão que, mesmo em um momento de dor, escolheu permitir que a vida continuasse.
Fé e agradecimento
Após a alta, o paciente seguiu até a capela do hospital, onde fez uma oração pela recuperação de sua saúde, agradeceu mais uma vez a equipe de transplante renal do HC e afirmou que, a partir de agora, começa “uma nova vida”. “É ter uma nova chance de viver novamente. Digo direto a Deus que não ir para a máquina três vezes por semana já está bom”, comentou.
O momento foi acompanhado pela interventora judicial do Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães, pelo diretor técnico da unidade, Dr. Rilton Morais, e por profissionais que atuaram diretamente em todo o processo do transplante.
Mais transplantes
Para Márcia Guimarães, a alta do primeiro transplantado renal simboliza a retomada de uma vocação histórica do Cirurgia e a consolidação de um novo serviço estratégico no ano do centenário da instituição.
“O transplante já fez parte da nossa história. O HC já realizou transplantes cardíacos, sendo pioneiro no Norte e Nordeste do Brasil, na década de 1980. Mas, por diferentes fatores, esse procedimento de coração foi interrompido. Contudo, hoje, com o hospital em pleno funcionamento, estrutura adequada e equipes qualificadas, colocamos em prática, pela primeira vez, o transplante renal no Cirurgia, no ano em que completa 100 anos. É algo muito simbólico e especial para nossa instituição”, relatou.
De acordo com a interventora, o Cirurgia reúne todas as condições necessárias para dar continuidade ao serviço. “Josenaldo é o primeiro de muitos transplantados. Estamos prontos para avançar com novos transplantes renais, ampliando o acesso dos sergipanos a esse tipo de cuidado de alta complexidade, em parceria com o Governo de Sergipe e a Secretaria Estadual da Saúde”, destacou.
Ambulatório de Transplante Renal
Após a alta hospitalar, Josenaldo Oliveira seguirá em acompanhamento no Ambulatório de Transplante Renal do Cirurgia. Em funcionamento desde outubro de 2025, no Ambulatório do hospital, o serviço é responsável pela avaliação pré-transplante, acompanhamento clínico e seguimento pós-operatório dos pacientes candidatos e aqueles que já passaram pelo transplante.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Cirurgia
