Mulheres sendo atendidas no programa (Fotos: Portal Infonet) |
Várias mulheres do bairro Soledade e região, em Aracaju, tiveram a oportunidade de realizar vários exames e prevenir o câncer de colo do útero e o câncer de mama, neste sábado, 8, no lançamento do Programa Pró-Mulher.
Conforme a dona de casa, Rosa Maria de Melo, o evento proporcionou uma chance de ser consultada. “Aproveitei que vários serviços de saúde estão sendo ofertados aqui no bairro e vim me consultar. Esta é uma oportunidade muito boa de levar serviços médicos para as mulheres que tanto sofrem”, disse.
Segunda a coordenadora do programa, Selma Mesquita, o programa pretende atender várias mulheres da capital, entre 15 e 15 dias. “Nossa proposta é estar em um bairro a cada quinze dias, levando atendimento para 500 mulheres, como o exame preventivo do câncer de colo do útero, colposcopia, mamografia, teste de glicemia, aferição da pressão e ultrassonografia para gestantes”.
Rosa Maria de Melo
|
Para a secretária da saúde municipal, Leane de Carvalho, o câncer do colo de útero é o câncer que mais mata as mulheres. “Por isso que o programa tem tanta importância. Ele combate a morte destas mulheres”, destaca. Ela ainda afirma atendimento especializado é realizado e em cerca de duas horas o paciente sai com o resultado. “A depender da gravidade da doença, o atendimento pode ser ampliado para uma unidade de saúde do município”, acrescenta.
O Programa Pró-Mulher no Bairro Soledade teve início às 8 horas e seguirá atendendo as mulheres até o fim da tarde, a depender da demanda. O atendimento é realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Jaime Araújo.
Por Geilson Gomes e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B