Procedimentos de urgência já ultrapassam 100 mil

(Foto: Ascom)

O número de procedimentos urgência e emergência realizados de janeiro a julho deste ano no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro- Sul de Sergipe, já é superior a 100 mil. É o que apontam os relatórios gerenciais e de produção do HRL, uma das unidades gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

De acordo com esses relatórios, este ano, até julho, o HRL já realizou pouco mais de 104 mil procedimentos de urgência e emergência, entre consultas médicas em atenção especializada e atendimentos da enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição da pressão arterial, dentre outros. No mesmo período de 2014, o HRL havia realizado quase 53 mil desses atendimentos.

Já o número de exames ofertados pela unidade de janeiro a julho 2015 permanece praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado. Até agora, já foram realizados quase 95.500 exames complementares, entre laboratoriais clínicos e diagnósticos por imagem, enquanto de janeiro a julho de 2014 haviam sido ofertados quase 98 mil exames aos quase 35 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos no hospital.

Para o superintendente do HRL, Oldegar Alves Filho, esses números representam  fidedignamente  o papel que  a unidade tem para com a rede estadual de urgência e emergência de Sergipe. “Eles revelam a verdadeira importância do HRL para o Centro-Sul,  naquilo que lhe foi proposto desde a sua concepção pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS. E até mais, já que hoje garantimos cobertura assistencial  a municípios sergipanos de outras regiões e até da Bahia”, ressaltou.

Segundo ele, esse aumento significativo de procedimentos – 50% em relação ao mesmo período de 2014 -, deve-se também em parte à adoção, desde janeiro deste ano, de um novo modelo de relatório de produção definido pela FHS, incorporando procedimentos que até 2014 não eram contabilizados nas planilhas anteriores. “Hoje temos uma estatística mais próxima da realidade de nossa produção”, explica Oldegar Junior.

Outros números

De acordo ainda com o balanço parcial dos relatórios de produção da unidade, este ano, somente o Laboratório de Análises do HRL, que funciona 24h, já realizou mais de 80 mil exames, enquanto entre os diagnósticos por imagem, os radiológicos já são quase 12 mil. Ainda entre janeiro e julho, o Hospital Regional de Lagarto já ofertou quase 2.200 novas internações, bem como realizou 669 cirurgias, sendo 119 gerais e 550 ortopédicas.

Na estratificação dos atendimentos de urgência e emergência, os acidentes envolvendo motocicletas e motonetas continuam representando a maioria dos casos de violência urbana com vítimas atendidas no HRL. De janeiro a julho, o hospital já atendeu 1.369 vítimas de acidentes motociclísticos, que correspondem a aproximadamente 4% do total de usuários assistidos até o momento na unidade. Também foram atendidas 114 (0,3%) vítimas de acidentes automobilísticos, 168 (0,4%) de agressão física, 79 (0,2%) de atropelamentos, 40 (0,1%) por ferimentos de arma de fogo e cinco por arma branca (faca, facão, canivete, etc).

Fonte: Ascom/FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais