Marcelo Garcia, assessor jurídico do Procon (Fotos: Portal Infonet) |
Representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SE), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e de Operadoras de Planos de Saúde se reuniram na manhã desta segunda-feira, 4 no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) para discutir entre outros pontos, o respeito aos prazos de consultas. Para se ter uma idéia, em 2011 foram 75 reclamações registradas no Procon por parte dos usuários e este ano já são 167 no mesmo período.
“Houve um aumento muito grande no numero de reclamações dos usuários de Planos no Procon/SE. Ano passado, foram 75 reclamações e este ano 167 principalmente por conta do descredenciamento de médicos onde os consumidores não são avisados e o aprazamento do atendimento médico. Os planos de saúde não estão respeitando a resolução normativa da ANS, 259/2011, dando prazo para que o consumidor seja atendido”, explica a coordenadora do Procon Sergipe, Gilsa Brito.
Gilsa Brito lamenta número de reclamações |
Ela citou como exemplo o Plano Básico para a pediatria. “A operadora tem prazo de sete dias para que o consumidor o seja atendido nos serviços de pediatria e consultas médicas, mas não vem sendo respeitado. Nesse encontro estamos colocando também a questão do cheque caução, da contratualização dos planos, o que os planos tem para oferecer aos segurados. Nós estamos aqui com da ANS e vamos dar um prazo para que as operadoras se adéqüem “, alerta.
Por Aldaci de Souza
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