Profissionais da Saúde iniciam treinamento

Curso se estenderá até o dia 17 (Fotos: Ascom/SMS)

Na manhã desta segunda-feira, dia 13, o início do curso de 'Sensibilização para o Monitoramento de Produtos sob Vigilância Sanitária: Ações da Vigipós'  lotou o auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), no bairro Ponto Novo. O treinamento com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) segue até sexta-feira, dia 17. Um dos objetivos é preparar profissionais da Saúde para maior atenção a pós-comercialização de Produtos para a saúde, a exemplo de medicamentos, produtos farmacêuticos e equipamentos médico-hospitalares.

"Sabemos da grande importância da atuação da Vigilância Sanitária  para proteção da saúde da população. Esperamos com a capacitação avançar nas responsabilidades e serviços, assim como preparar melhor  as equipes", afirmou a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, na abertura do encontro.

Referência da Anvisa, Geni Neumann de Lima Camara, parabenizou a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) pela iniciativa. "O treinamento é fundamental para o controle de qualidade dos serviços em vigilância prestados à população. Com profissionais capacitados e com o olhar voltado para identificar problemas no uso e pós uso de produtos podemos fortalecer as ações de notificação, contribuindo para redução de riscos e  prevenção", explica. Geni Neumann também é chefe da Unidade de Biovigilância e Hemo Vigilância do Núcleo  de Gestão do Sistema de Notificação Investigação em Vigilância Sanitária (NUVIG).

Geni de Lima e Leandro Roberto da Silva, funcionários da Anvisa

Ação Conjunta

Para o curso, o município disponibilizou 47 vagas. Além dos gerentes e inspetores da Coordenação Vigilância Sanitária Municipal (Covisa), foram convidados para o treinamento  profissionais da  Rede de Urgência e Emergência (REUE), Rede de Atenção Especializada (REAE), membros das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar dos hospitais públicos e privados de  Aracaju e da Vigilância Sanitária Estadual.

A coordenadora da Covisa, Ana Angélica Ribeiro, destaca que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está reafirmando o compromisso e a ação conjunta com os demais setores e instituições. "Tão importante quanto a ação de fiscalizar e regular é o trabalho de notificação feito nos serviços de saúde, comunicando em tempo hábil os problemas, contribuindo com informações para que a Vigilância Sanitária monitore e promova ações a fim de proteger a saúde da população", afirma.

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais