Profissionais da saúde realizam Ato Público de 24 horas

Ato Público de 24h ocorreu na manhã desta quinta, 21  (Fotos: Portal Infonet)

Mais reivindicações por direitos trabalhistas foram realizadas nesta quinta-feira, 21, desta vez na calçada da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Um movimento unificado que envolve profissionais e representantes sindicais das áreas da Enfermagem, Psicologia, Assistência Social, além de agentes comunitários de Saúde, gerou um ‘Ato Público de 24 Horas’ que exige da Prefeitura de Aracaju o cumprimento dos prazos para pagamentos de salários, de férias e auxílio transporte.

“O salário de dezembro foi depositado nesta madrugada e na última reunião realizada com sindicalistas da saúde, o prefeito garantiu que pagaria todos os servidores no último dia 20. Além disso, o terço de férias não está sendo depositado desde 2015 e o auxílio transporte que não está chegando aos trabalhadores. Quanto a essas inadimplências, não temos nenhum parecer da gestão municipal, nem convite para diálogo”, declarou o presidente do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto.

Artemis Attraseche reclama da falta de estrutura das unidades

Couto ressalta que as unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de Aracaju estão sendo mantidas com 30% do contingente profissional, a exemplo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul, além de 48 postos de saúde.  Além dessas queixas, a técnica de Enfermagem Artemis Attraseche reclama da falta de estrutura das unidades. “No próprio HZN falta até glicosímetro, considerando que num plantão de 12 horas recebemos até 400 pacientes. Há médicos para recebê-los, mas não há para a reavaliação dos usuários do SUS”, afirmou.

A também auxiliar de Enfermagem no HZN, Rita de Cássia Matos expõe com indignação a fatura do cartão de crédito em atraso. “Meu débito venceu no último dia 10 e eu já modifiquei a data de pagamento em função do descumprimento de prazos por parte da Prefeitura. Não efetivei a matrícula escolar do meu filho e, além dos prejuízos, ainda asseguro que o HZN não dispõe de acomodações físicas para profissionais e pacientes, que chegam até a deitar nas cadeiras, em função da ausência de macas”, acrescentou.

Prefeitura

Rita de Cássia expõe fatura do cartão de crédito em atraso

A Assessoria de Comunicação da SMS confirma efetivação do pagamento na última madrugada e destaca acordo estabelecido entre a Prefeitura de Aracaju e líderes sindicais da área da saúde, em reunião realizada no último dia 18. Conforme estabelecido pelo secretário Municipal da Fazenda, Jair Araújo, durante a reunião, a folha da saúde será paga até o dia 20 e na sequência será feita uma nova reunião no dia 29, cujo objetivo é de discutir uma agenda de pagamento. Segundo a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Shirley Morales, se novo pagamento não for efetivado no próximo dia 29, a partir de fevereiro será desencadeada uma greve.

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais