Profissionais da UPA Zona Sul paralisam atividades

UPA Zona Sul se mantém com 30% de efetivos e paralisações temporárias (Fotos: Portal Infonet) 

Profissionais da Saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, localizada no Conjunto Augusto Franco, estão descontentes com atrasos salariais por parte da Prefeitura de Aracaju e realizam paralisações. Segundo a secretária do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Sergipe (Sindasse-SE), Maira Aguiar, a greve da categoria foi iniciada no último dia 1º, em função de inúmeras irregularidades.

“Pleiteamos o pagamento dos salários no último dia útil do mês, como sempre ocorreu. O relativo ao mês de dezembro, por exemplo, foi depositado no último dia 21. Apontamos também o não pagamento de 1/3 de férias, ausência de medicamentos e a estrutura de trabalho. Há Centros de Atenção Psicossocial [CAPS] que estão sem oficineiros terapêuticos, sem falar na ausência de sala para sigilo profissional usada no atendimento ao público, e na finalização de contratos sem perspectiva de renovação ou concurso público”, detalhou.

Complicações

A secretária garante ainda que a adesão à paralisação ocorre não apenas entre assistentes sociais que atuam nas unidades de saúde da rede municipal, mas também nas de assistência social. Na UPA Zona Sul, apenas 30% da categoria está realizando atendimentos ao público, o que implica em complicações na execução de serviços, como localização de familiares de pacientes, orientações em casos de óbito e comunicação junto a conselhos, em situações de violência contra crianças e adolescentes.

Gilvânia Ferreira assegura que profissionais não negarão assistência aos mais graves

“Em assembleia realizada nesta terça-feira, 2, deliberamos a permanência da greve, formação de comissão de mobilização, elaboração de escala dos serviços inadiáveis com base no percentual mínimo de efetivo e de calendário de lutas, no qual já consta de um ato unificado a ser realizado nesta quinta, 4, a partir das 7h, em frente ao Hospital Fernando Franco”, adiantou Maira Aguiar.

A secretária do Sindasse-SE ressalta ainda que na próxima sexta-feira, 5, assistentes sociais também participarão do bloco ‘Os Quebradinhos’, que ocorrerá a partir das 7h, em frente à Prefeitura de Aracaju, no bairro Ponto Novo. Em seguida, os profissionais seguirão para o Bloco ‘Siri na Lata’, iniciado às 8h na Praça Fausto Cardoso, Centro da capital.

Técnicos e auxiliares

Pacientes da UPA Zona Sul ainda enfrentam a interrupção dos serviços em saúde oferecidos por técnicos e auxiliares de Enfermagem que paralisaram atividades, nesta terça-feira, 2, por uma hora; nesta quarta, 3, por duas horas, nesta quinta, 4, por três horas e na sexta, 5, por quatro horas.

Pacientes enfrentam ausência de profissionais 

“Estamos priorizando os casos emergenciais, a exemplo de pacientes com febre alta, vômito, cortes profundos com sangramentos, hipertensos e diabéticos. Nos demais casos, manteremos paralisadas as atividades, em função da falta de pagamento de salário, de auxílio transporte e alimentação, além da aprovação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais por parte dos vereadores, sem que a categoria tenha ciência do conteúdo”, apontou a auxiliar de Enfermagem Gilvânia Ferreira.

Prefeitura

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju ressalta que uma reunião foi realizada no último mês com profissionais do município e que no último dia 29 foi divulgado que o pagamento do salário referente ao mês de janeiro seria efetuado até 12 de fevereiro, data em que deverá ser concluída toda a folha de pagamentos da gestão municipal.

A justificativa quanto ao pagamento de 1/3 de férias ainda não apresentada à equipe do Portal Infonet. Já em função da ausência de materiais e problemas de infraestrutura, a Assessoria justifica que a UPA Zona Sul passou por reforma há pouco tempo e que, em caso de ausência de medicamentos de grande necessidade, realiza compra emergencial e que o problema se dá, muitas vezes, em função do agendamento de empresas fornecedoras.

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais