Profissionais de enfermagem passam por treinamento

Maria Aparecida ministrou palestra aos profissionais da Enfermagem do Huse  (Foto: Portal Infonet)

No Dia Internacional da Mulher – 8 de Março, a enfermeira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SE), Maria Aparecida Vieira, considera a importância do gênero que compreende a maior parte dos profissionais da categoria.

Em virtude da data, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem atuantes nos mais diversos setores do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) refletiram sobre ética nas relações trabalhistas, legislação profissional e competências na manhã desta terça-feira, na sede da instituição.

O momento de reflexão se dá em função de uma capacitação promovida pelo Coren-SE que acontece até a próxima sexta-feira, 11, quando deverá ter reunido cerca de 300 desses profissionais.

“Palestras estão sendo ministradas com objetivo de qualificar o serviço assistencial através da motivação, da humanização e da alusão ao trabalho em equipe. Quando associados aos conhecimentos sobre legislação, contribuimos para a busca por garantias de direitos, o que irá interferir positivamente nos cuidados a serem prestados aos pacientes e nas próprias relações de coleguismo”, ressaltou Maria Aparecida, que também é conselheira do Coren-SE.

Desempenho feminino

Questões relacionadas a força de trabalho, manutenção de inúmeros vínculos empregatícios e união de afazeres no âmbito profissional e familiar foram consideradas. “Todas essas características implicam numa jornada, muitas vezes, triplicada. Como forma de valorizar esse esforço, tanto quanto dos profissionais do sexo masculino, realizamos fiscalizações para avaliação das condições de trabalho nas unidades de saúde, atividades lúdicas, entre elas, sorteios e eventos organizados em parceria com entidades de luta em defesa dos direitos femininos”, ressaltou a conselheira.

Maria Aparecida pressume que a partir de eventos como esse sejam registrados avanços na área da Enfermagem no hospital, que é a maior unidade de saúde do Estado. “A importância do Huse para a dinâmica da saúde é inquestionável, daí a necessidade de unir esforços para a melhoria das condições de trabalho do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de Enfermagem no hospital. A intenção é que esses profissionais sejam também multiplicadores de informações pertinentes, nãoo só a conquista de direitos, mas ao exercício de deveres”, concluiu.

Por Nubia Santana  

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais