Profissinais expõem necessidade de veto (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Profissionais de 13 categorias da área de saúde realizaram uma manifestação nesta quinta-feira, 1º, na Colina do Santo Antonio como forma de conscientizar a população para a importância do veto da presidente da república, Dilma Rousseff, ao ato médico. Os profissionais se concentraram na Praça Siqueira de Menezes portando cartazes em favor do veto e à tarde pretendem promover chá com parlamentares na Casa Alemã para convencer a bancada federal sergipana a manter os vetos da presidente a alguns itens da lei que regulamenta a medicina.
A polêmica está no ato médico, que atribui exclusividade aos médicos a formulação de diagnóstico de doenças. O veto da presidente tira esta exclusividade e a lei ganha nova redação: “não são privativos do médico os diagnósticos funcional, cinésio-funcional, psicológico, nutricional e
ambiental, e as avaliações comportamental e das capacidades mental, sensorial e perceptocognitiva”.
Campanha pelo veto também ganha destaque em redes sociais |
Na avaliação da presidente do Conselho de Psicologia, Edel Ferreira, o ato médico enfraquece a política do Sistema Único de Saúde e compromete o atendimento multiprofissional no poder público. A presidente do Conselho de Psicologia observa que as categorias não estão contra à regulamentação da medicina. “A gente sabe que o decreto que regulamenta a profissão é uma lei antiga que precisa ser renovada, mas não pode ferir as demais profissões”, considera.
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Gabriela Resende, informa que os profissionais estão agendando audiência com os parlamentares da bancada federal para conscientizá-los para manter os vetos presidenciais. Ainda nesta quinta-feira, 1º, as 13 categorias oferecem o Chá Parlamentar, a partir das 17h, com senadores e deputados federais convidados. “Tomara que eles compareçam”, apela o presidente do Sindicato de Psicologia, Heitor Freitas.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B