Profissionais participam de evento de Saúde na Escola

Profissionais participam de Encontro Regional sobre Programa Saúde na Escola (Foto: divulgação)

Mais de 200 profissionais da Saúde e da Educação que estão inseridos no Programa Saúde na Escola (PSE) na região da Grande Aracaju, participaram do Encontro Regional de Avaliação do Programa. O encontro aconteceu na Sociedade Semear, na capital, e encerra um ciclo de conversas com os profissionais atuantes em todo o território sergipano.
Além dos profissionais da Grande Aracaju, já foram realizados, desde o início do ano, encontros com os profissionais da região de Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Estância, contabilizando um total de 740 pessoas atualizadas.

“Esse foi o último momento para discutir e avaliar o cumprimento do PSE. Foi a oportunidade para que os profissionais pudessem compartilhar suas experiências, qualificando seus conhecimentos”, aponta a coordenadora de Educação Permanente da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Lavínia Aragão.

Os participantes assistiram às palestras sobre: “Saúde sexual e reprodutiva”, “Drogas” e “Violência entre os jovens”. Eles ainda participaram de uma mesa de discussão com os palestrantes e apresentaram as experiências exitosas dos respectivos municípios.

“É interessante ressaltar que há uma regularidade nas necessidades apontadas pelos jovens de todo o território. Podemos dizer que, atualmente, 80% das demandas de palestras estão ligadas aos temas abordados no dia de hoje”, destaca o coordenador do grupo de trabalho intersetorial do PSE na área da Educação, Rosevelt Costa.

Para o gerente do programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, a reunião ainda teve um objetivo a mais: reforçar a necessidade de uma abordagem mais intensa para esse público. “Os jovens estão cada dia mais vulneráveis, utilizando menos o preservativo e com uma vida sexual mais ativa. É preciso quebrar certas barreiras. Precisamos levar o preservativo para as escolas, por exemplo”, avalia.

“A oferta de um espaço de discussão como este, que busca pela qualidade e melhoria das estratégias, mostra o interesse de romper com um modelo pré-existente para dialogar com uma nova forma de discutir a prevenção e a promoção à saúde”, salientou o palestrante Domiciano Siqueira.

Participante do Encontro, a coordenadora do PSE no município de Itabaianinha, Tércia Monteiro, destacou que a promoção de espaços de diálogo com o público em idade escolar já aponta bons resultados. “Os estudantes têm dado resposta positiva para essas discussões. Além de frequentar os eventos que promovemos, eles tiram muitas dúvidas e se mostram mais interessados para cuidar da saúde”, garante.

Programa Saúde na Escola

O PSE foi criado em 2007 e é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, que conta com a adesão dos Governos Estaduais e Municipais com o objetivo de oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do Ensino Básico público.

O Programa também atua para integrar as redes de serviços do setor da Educação e do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios como forma de fortalecer o elo entre escolas públicas e as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O Programa prevê a formação de grupos de discussão nas escolas como forma de estimular o protagonismo juvenil na promoção e prevenção à saúde. Além disso, ainda contempla ações de saúde bucal, oftalmológica e antropométrica (que consiste na avaliação nutricional, do peso e da altura dos estudantes para prevenir doenças como a obesidade).

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais