Profissionais passam por capacitação do Método Canguru

Ministério capacita profissionais de maternidades para trabalhar com Método Canguru (Foto: divulgação)

Cerca de 50 profissionais de diversas maternidades estão sendo treinados por dois neonatologistas e uma psicóloga do Ministério da Saúde (MS) para aperfeiçoar a Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso (Método Mãe Canguru). A capacitação começou nesta segunda-feira (22) e segue até a próxima sexta-feira (26) no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

A capacitação é uma oportunidade de unir os profissionais das unidades à rede nacional que aderiu ao Método Mãe Canguru. O curso vai preparar os funcionários de diversos setores das maternidades para colocar em prática o atendimento humanizado voltado não só para os bebês, como também para a família.

"O objetivo é difundir para um maior número possível de profissionais da saúde os processos voltados para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) e o acolhimento ao recém-nascido, à mãe e a todos os que convivem com um bebê de baixo peso", explica Denise Morsch, psicóloga do Ministério da Saúde.

Além dos funcionários da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, estão  participando profissionais das maternidades Santa Izabel, Zacarias Júnior, do município de Lagarto, e Hospital e Maternidade São José, do município de Itabaiana.

Método

O Método Mãe Canguru vem sendo aplicado em mais de 500 hospitais de todo o Brasil, é baseado em uma norma criada pelo MS a partir de uma observação prática e tem mostrado bons resultados qualitativos.

Em Sergipe, o treinamento acontece com palestras, oficinas, dinâmicas de grupo e aulas práticas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. A avaliação dos resultados do Método Canguru na MSNL serão nos dias 24 e 25 pelos representantes do MS, onde o cuidado integral ao bebê e sua família tem se tornado uma das boas práticas observadas durante a internação em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN).

Desde 1999, o Ministério da Saúde vem implantando a política de atenção humanizada ao recém-nascido de muito baixo peso (método canguru), uma proposta de humanização da assistência neonatal baseada em quatro fundamentos básicos: acolhimento ao bebê e sua família, respeito às singularidades, promoção do contato pele a pele (posição canguru) e o envolvimento da mãe nos cuidados com o filho.

A MNSL já conta com tutores matriciais no método, mas, para o fortalecimento das ações, novos profissionais participarão da formação. Com isso, garantirá um serviço cada vez mais especializado e de qualidade aos recém nascidos na MNSL.

"Esse método é uma tecnologia usada para diminuir os altos índices de mortalidade neonatal e quanto mais essa idéia for disseminada com as maternidades, mais iremos salvar vidas de prematuros. Iremos cumprir as necessidades listadas pelo Ministério da Saúde dentro dos prazos previstos, para que possamos receber o credenciamento como referência Estadual no Método Canguru”, concluiu o superintendente da MNSL, Luís Eduardo Correia.

Fonte: FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais