Programa antitabagismo será ampliado

(Foto: divulgação)

Sergipe é destaque no combate ao tabagismo, através do programa desenvolvido nos municípios, pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Hoje, 41 unidades distribuídas em 23 municípios têm equipes que fazem o acompanhamento aos usuários do SUS, que desejam largar o fumo.

A meta da SES é ampliar, nos próximos meses, esse número para mais 12 municípios e 64 unidades. O programa já atendeu, entre os anos 2006 e 2011, 4.407 pacientes. As estratégias utilizadas no programa são: prevenção à iniciação ao tabagismo, proteção da população contra a exposição ambiental à fumaça de tabaco, promoção e apoio à cessação de fumar, regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas, iniciativas legislativas e econômicas.

Segundo a coordenadora do programa de controle do tabagismo (antitabagismo), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Lívia Angélica, um dos municípios que desenvolve um trabalho estratégico é Aracaju. Com o auxílio do programa, a capital registrou uma redução do número de fumantes. “São dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Nessa pesquisa, Aracaju registrou uma taxa de 9% de população como fumante. No de 2010 havia uma prevalência, de acordo com a pesquisa, de 10,6% de fumantes, uma queda de 1,6% em um ano é considerável”, destaca.

O tratamento para o abandono do fumo ofertado nos municípios tem grande eficácia. De acordo com a coordenação do programa da SES, no ano de 2011, 75,06% dos pacientes, que fizeram tratamento em Sergipe, pararam de fumar, enquanto 24,94% dos pacientes abandonaram o tratamento e retornaram ao hábito. Apenas 3% das pessoas conseguem parar sem nenhum apoio e 80% dos que fumam gostariam de parar de fumar.

Em Sergipe, Lagarto está entre os municípios que ofertam esse tratamento. Na unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o usuário que deseja parar de fumar encontra apoio. O tratamento é feito por meio de reuniões em grupo, cuja periodicidade varia conforme o tempo de adesão, e através de medicamentos, que são ministrados conforme a necessidade do usuário.

“A gente estima que cerca de 80% das pessoas que nos procuram deixam fumar. O tempo de tratamento é de até um ano. Isso vai depender de cada um. No primeiro mês, o usuário comparece semanalmente às reuniões. No segundo, a vinda passa a ser quinzenal e, a partir do terceiro mês, ele só precisa vir uma vez à unidade”, explica a coordenadora municipal de controle do tabagismo, Adriana Prata.

As pessoas que desejam parar de fumar ou obter informações sobre o tabagismo devem procurar o serviço Disque Saúde do Ministério da Saúde pelos números 0800-611997 ou 136. A ligação é gratuita.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais