Projeto prevê tratamento de depressão no SUS

Está em tramitação na Assembleia Legislativa um projeto de lei que versa sobre a política de prevenção contra a depressão  (Pixabay)

Está em tramitação na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), que versa sobre a política de prevenção quanto ao diagnóstico e ao tratamento da Síndrome da Depressão na rede pública de Saúde de Sergipe.

Conta no projeto que entendem-se como “síndrome da depressão” os diferentes distúrbios que geram tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que levam a um vazio existencial e a pensamentos autodestrutivos.

O projeto é de autoria da Deputada Maria Mendonça (Foto: assessoria da deputada)

Além de detectar os casos e promover a prevenção, a deputada sugere que sejam feitas pesquisas para a identificação do diagnóstico precoce da depressão, evitando as graves complicações para a população por conta do desconhecimento. Ela defende a identificação, o cadastramento e o acompanhamento dos pacientes garantindo a conscientização de todos, além de promover abordagens sobre o tema em reuniões.

Maria Mendonça sugere que a responsabilidade pela execução e coordenação dessa política pública fique com as secretarias de Educação, Esporte e Cultura, além da secretaria de Estado da Saúde. “É imprescindível o acompanhamento médico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. A síndrome da depressão pode ser breve, isolada, sazonal ou crônica”.

Por fim, Maria Mendonça pontuou que o comportamento do paciente também é um bom indicador da depressão. “O tratamento correto pode combater, de forma eficaz, a doença e amenizar os sintomas. Por isso é importante a instituição de uma política pública de diagnóstico e tratamento da depressão.

Fonte: Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais