(Foto: Ascom Ses) |
As doenças cardiovasculares, enfermidades relacionadas ao coração, são uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é a mais temida, por ser uma situação súbita e inesperada, constituindo uma grave ameaça à vida das pessoas. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), estão criando o projeto “Salve – Corrente pela Vida”.
A ação, que também recebe o apoio de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e do Corpo de Bombeiros (CBPM/SE), tem em vista a promoção do conhecimento para que os pacientes que sofram uma parada cardiorrespiratória recebam uma primeira assistência, antes mesmo da chegada do socorro especializado.
“A ideia é capacitar e prestar orientações à sociedade para o reconhecimento precoce da PCR. Por isso, as palestras e demonstrações práticas serão ministradas em locais públicos, como escolas, shoppings, mercados e praças, garantindo à acessibilidade da população”, detalha a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.
Para a gestora, a falta de reconhecimento dos sinais de uma parada cardiorrespiratória, por parte da população em geral, ocasiona atraso no acionamento do atendimento especializado, diminuindo a sobrevida e aumentando, consideravelmente, o número de mortes.
“O projeto vai estimular e encorajar as pessoas da comunidade para que elas sejam capazes de detectar a ocorrência de parada cardiorrespiratória e a realização imediata dos procedimentos iniciais para ressuscitação cardiopulmonar (RCP); garantindo, assim, que todo cidadão que sofra uma PCR possa ter esta condição rapidamente identificada e as medidas iniciais executadas, até que o socorro especializado chegue”, detalha Conceição Mendonça.
Situação de emergência
Ainda segundo a superintendente do Samu 192 Sergipe, a orientação e a realização de manobras básicas e adequadas com celeridade em situação de emergência, certamente, repercutem positivamente e asseguram a sobrevida do paciente que apresenta sinais clínicos de parada cardíaca.
O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, ressaltou a importância da estratégia para a população, destacando a união entre a SES e as entidades médicas como o grande marco deste projeto inovador.
“A maior parte das paradas cardiorrespiratórias acontecem em situações do cotidiano, e o primeiro atendimento pode aumentar as chances de vida do paciente. O curso vai capacitar pessoas comuns para a realização desses primeiros-socorros e estimular a compreensão da sociedade sobre o assunto”, enfatiza José Sobral.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B