Projeto Salve: população receberá técnicas de reanimação

Evento acontece sábado, 26, nos shoppings Jardins e Riomar

Neste sábado, quando se comemora o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, 26 de agosto, voluntários do projeto ‘Salve – Corrente de Assistência à Vida’ -, estarão nos shoppings Jardins e Riomar, das 10h às 22h, para ensinar a população como reconhecer, identificar e agir em situação de parada cardiorrespiratória (PCR). Esse mal súbito se dá no momento em que o coração deixa de funcionar e o indivíduo deixa de respirar, sendo uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo. Nesses casos, para cada minuto em que a vítima deixa de receber a ressuscitação cardiopulmonar, ela perde 10% de chance de sobrevida.

O público que marcar presença nesses espaços ainda vai poder praticar os procedimentos de reanimação em manequins e manusear o desfibrilador externo automático (DEA), aparelho tido como de extrema importância para melhorar o índice de sobrevivência das vítimas que sofrem a PCR. Todos os procedimentos ensinados à população serão acompanhados por representantes dos órgãos que compõem o projeto Salve, sendo eles o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e Cooperativa de Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest).

Segundo o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, em Sergipe, Ronei Barbosa, a ação ainda contará com a participação de voluntários médicos e enfermeiros, além de acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina que mantêm contato prévio com a rede de atenção às urgências através desse componente pré-hospitalar móvel. Estarão também presentes voluntários do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) promovido pelo Samu. “Teremos equipes disponíveis para conversar e treinar pessoas para agirem favoravelmente no salvamento de vítimas de PCR. Uma pessoa treinada conseguirá salvar uma vida, mas muitas pessoas treinadas salvarão muitas vidas”, ressaltou Ronei Melo.

SALVE

O projeto tem como objetivo ensinar a população a reconhecer uma parada cardiorrespiratória e realizar, imediatamente, os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar. Qualquer pessoa pode aprender a salvar vidas e ter acesso às capacitações oferecidas pelos voluntários do SALVE. Fora dos espaços onde são realizados eventos, os interessados deverão entrar em contato com a coordenação do projeto, através do (79) 3212 8413 (NEP do Samu) ou do (79) 98815 0525 (Somese).  Ressaltando que as capacitações não são destinadas a profissionais da área da saúde e em caso de solicitações feitas por empresas, é recomendável que sejam ministradas no próprio ambiente de trabalho do solicitante e que, preferencialmente, já possua o DEA.

Em Aracaju, em espaços públicos como o Ministério Público Federal, aeroporto e os shoppings centers podem ser encontrados desfibriladores externos automáticos. No banco Sicredi, localizado no bairro jardins, 32 funcionários estão preparados para uso do aparelho e poderão realizar com êxito os primeiros procedimentos em clientes ou outros cidadãos que transitam nas proximidades, em caso de PCR.

Fonte e foto: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais