Atendimentos foram realizados em escola do Orlando Dantas (Foto: Ascom SMS) |
Nesta semana, de 1º a 3 de outubro, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou atendimento clínico e oftalmológico em cerca de 150 estudantes. As ações ocorreram na Escola Estadual Prof.ª Judite Oliveira, no conjunto Orlando Dantas do Bairro São Conrado. O PSE contou com a participação de estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade de Sergipe (Estácio/FASE).
A referência técnica do PSE, Sandra Helena, explica o processo de avaliação e cuidado dos alunos. “A avaliação clínica envolve pesagem, avaliação oftalmológica e medida da altura e da pressão arterial. Havendo algum problema a criança é encaminhada para a Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade”, diz Sandra Helena.
O professor do curso de Enfermagem da Estácio/FASE, Jesus Henrique Nicola afirma ter encontrado alunos saudáveis: “de um modo geral, apenas cerca de 10% das crianças tinha alguma alteração, e a maior parte dessas poucas alterações eram crianças acima do peso”. Segundo Jesus, esse projeto é bom para os futuros enfermeiros que aprendem a lidar com outras experiências fora do posto de saúde; e bom para as crianças que são cuidadas e orientadas sobre saúde ainda dentro da escola.
O estudante Darllyson da Silva, 8, participou pela primeira vez da avaliação do PSE. “Eu gosto muito de brincar, correr e andar de bicicleta; eu sei que são exercícios que fazem bem à saúde. Eu achei esse trabalho ótimo, muito bom”, afirma Darllyson.
Este ano, a PMA está desenvolvendo o PSE em um total de 85 escolas públicas, destas estão cadastradas todas as creches municipais. Especificamente da SMS, estão envolvidas nesse programa 25 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 128 equipes de saúde.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B