Pular refeições pode causar diabetes em crianças

Pesquisadores iniciam pesquisa de causas do diabetes em crianças. Ricardo Queiroz (à esquerda) e Luis Cuevas (Foto: Portal Infonet)

Uma parceria com a Escola Tropical de Medicina de Liverpool e o médico pediatra e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ricardo Queiroz, irá ampliar os estudos das causas do diabetes e obesidade em crianças e adolescentes. Em Sergipe a pesquisa contará com o apoio do pesquisador do Reino Unido, Luis Cuevas. A pesquisa, que está em fase inicial, irá reunir cerca de 1.500 crianças de 8 a 12 anos, que são alunos de escolas primárias do município de Lagarto.

De acordo com Ricardo Queiroz, as crianças irão fornecer informações sobre a frequência, hábito e composição do café da manhã. Queiroz chama a atenção para os cuidado com os hábitos alimentares. Para ele, o uso de alimentos processados e prontos passou a ser mais utilizado por conta da correria do dia-a-dia.

“Estamos fazendo as organizações, toda a preparação que é um lojista complicada, que envolve 1500 jovens crianças e pré-adolescentes que vamos coletar informações sobre os hábitos alimentares. Estamos iniciando os contatos e organizando toda parte estrutural. A gente espera que a coleta seja concluída em seis meses. Nós temos poucas informações sobre o assunto, mas já temos esse contato com Liverpool há 20 anos”, diz.

Ainda segundo o médico, o perfil das pessoas está mudando e com ele, os tipos de doenças. “As pessoas não adoecem mais por conta de diarreias ou outras doenças que já são tratadas com vacinas, mas o diabetes e a obesidade estão ocorrendo com frequência. Vamos levantar os números de crianças com sobrepeso e obesidade na comunidade”, conta.

Cuevas

O Pesquisador Luis Cuevas ressalta que está em Sergipe para dar apoio técnico à equipe de pesquisadores. “A pesquisa será elaborada em Sergipe. O projeto de colaboração em conjunto com a UFS ocorrerá nos próximos três anos, para fomentar a pesquisa dar apoio técnico ao time e fortalecer as áreas de pesquisa. Esta é uma área de pesquisa nova e cada vez mais importante. Iremos realizar experiências conjuntas. Essa é uma área nova no Reino Unido, onde já fizemos estudos com crianças com perfil e que possuem marcadores de diabetes na ausência do café da manhã. Essa pode ser a causa da diabetes juntamente com o estilo de vida das crianças”, acredita.

Entenda

A pesquisa ainda está em fase inicial, mas o pesquisador Ricardo Queiroz Gurgel garante que dados apontam que a alimentação realizada em horários incorretos pode levar a algumas doenças. “O estudo será feito a partir de uma observação de que as pessoas que pulam uma refeição, e não possuem um ritmo de alimentação regular nos horários corretos, tendem a engordar e a desenvolver mais cedo e com mais frequência sobrepeso e obesidade”.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais