Radioterapia: SES ainda não foi notificada

Equipamento de radioterapia será implantado no Hospital Universitário (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

No dia 15 de dezembro de 2011, o juiz federal Fábio Cordeiro de Lima proferiu sentença dando conta de que a União, o Estado de Sergipe e o Município de Aracaju estão obrigados a implantar um novo serviço de radioterapia.  A sentença atende aos pedidos formulados em ação movida pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Passados exatos 30 dias, a população começa a cobrar. O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, informou que a secretaria ainda não foi notificada oficialmente da decisão, mas que a abertura de um terceiro serviço já está equacionada com a implantação no Hospital Universitário.

De acordo com a sentença do juiz federal Fábio Cordeiro de Lima, na audiência, a ser designada em até 30 dias, serão fixados também os prazos para o funcionamento do novo serviço de radioterapia. Em relação aos serviços de radioterapia já existentes, foi determinado que seja respeitada a capacidade de atendimento autorizada pelo Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN), evitando a utilização dos aparelhos em um terceiro turno.

Antônio Carlos Guimarães: "Huse contará com dois aparelhos e o HU com um"

Segundo o secretário de Estado da Saúde, em que pese o atraso na notificação, a situação futura a curto e médio prazo já se encontra devidamente equacionada. "Em Sergipe, surgem entre 2.600 e 2.700 novos casos de câncer ao ano. Para cada mil novos casos, há necessidade de uma unidade para tratamento oncológico. Independente de qualquer decisão judicial, no primeiro semestre de 2011, um grupo de técnicos da SES, liderados pelo secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, negociou junto ao Instituto Nacional de Câncer (Inca) a abertura de um terceiro serviço de radioterapia no Estado”, ressalta.

Ele destacou que, atualmente, Sergipe conta com uma unidade de atenção ao câncer no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e outra no Hospital de Cirurgia. A terceira unidade será construída no Hospital Universitário (HU), gerido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Com a implantação do serviço do HU e a construção do Hospital Oncológico  de Sergipe (Hose), anexo ao Huse, o Estado passará a contar com quatro ou cinco equipamentos de radioterapia. O Huse contará com dois aparelhos e o HU com mais um. O Hospital de Cirurgia adquirirá um novo aparelho neste ano. Caso seja possível continuar utilizando o antigo, a unidade operará com dois equipamentos”, esclarece Antônio Carlos Guimarães.

O secretário enfatizou que “a implantação do terceiro serviço será em médio prazo, pois depende da execução de obras para adequação e construção das unidades. A radioterapia depende de um espaço adequado para instalação do equipamento”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais