Radioterapia: SES contratará prestador de outro estado

Atualmente cerca de 334 pacientes estão na fila de espera para a radioterapia 3D (Foto: Portal Infonet)

Uma audiência realizada nesta quarta-feira, 22, no Ministério Público Estadual (MPE) discutiu sobre o tratamento radioterápico aos pacientes que necessitam do tratamento de radioterapia 3D.

Durante audiência foi informado que atualmente a fila de espera no Sistema Interfederativo  de Garantia e Acesso Universal (Sigau) é de cerca de 334 pacientes que aguardam para realizar a radioterapia 3D. Por conta da demanda existente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá em 30 dias realizar a contratualização de um serviço em Salvador para que os pacientes possam receber o tratamento de radioterapia 3D fora do Estado de Sergipe.

De acordo com a promotora Euza Missano, apesar do prazo, o Ministério Público vai exigir que o estado realize o estadiamento desses pacientes. [repetir os exames pra saber se o grau do tumor do paciente é realmente para o tratamento em 3D].

“Eu vou ver a proposta do estado porque já existe uma ação na justiça federal que ela já está julgada determinando a criação de mais um serviço de radioterapia. Infelizmente em nosso estado nós só temos um serviço de 3D funcionando que é o Huse e que não dá conta de fazer todo atendimento desses 300 pacientes que hoje estão em fila, inclusive pacientes que aguardam desde 2012 para fazer o procedimento. O estado informa hoje que com 30 dias irá colocar em funcionamento o serviço de TFD [Tratamento Fora do Domicílio] com a contratação de um outro serviço fora do estado para que esses pacientes sejam encaminhados. O MP vai analisar esse procedimento e possivelmente iremos requisitar que haja o estadiamento de todos esses pacientes em fila de espera”, afirma.

Presente na audiência, o assessor jurídico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Max Carvalho, informou que o estado aguarda apenas um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para realizar a contratualização do serviço. “Inicialmente o estado vem adotado várias ações, uma delas é a chegada do novo acelerador linear e isso traz um novo serviço ao Huse e como medida de emergência para dar andamento a fila que hoje existe, o estado está contratando um serviço fora para encaminhar estes pacientes que necessitam da radioterapia. A nossa perspectiva é que assim que a Procuradoria do Estado opine pela viabilidade da contratação a gente já esteja encaminhando esses pacientes”, afirma.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais