(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Em Sergipe, a Campanha contra a Raiva teve início no dia 15 de setembro e segue até a próxima sexta-feira, 24 de outubro. Já foram vacinados 227.046 animais em 69 dos 75 municípios. Desse total, 178.270 são cães e 48.776 são gatos. A meta do Ministério da Saúde é que 80% da população canina sejam vacinados.
No Estado, essa população corresponde a 252.835 animais, segundo o SI-PNI. Os gatos não fazem parte da meta, mas precisam ser vacinados.
"Já alcançamos 70,51% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas é de extrema importância que os municípios intensifiquem as ações de vacinação e a população leve seus animais para vacinar. Essa vacina é voltada somente para cães e gatos. Os animais silvestres não podem receber a dose. A vacina é segura, gratuita e a aplicação é rápida", disse Monique Santana, técnica responsável pelo programa Estadual da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com a técnica da SES, "cada município pode escolher o "Dia D" para vacinação, mas deve disponibilizar a vacina nos povoados e demais localidades distantes para que nenhum animal deixe de receber a dose. A imunização dos animais é a única forma de proteger os seres humanos da doença, que é transmitida através de mordeduras e arranhaduras de animais com Raiva. Em quase 100% dos casos, a Raiva leva a óbito".
Raiva
As pessoas ou animais que contraem a doença apresentam mudança de comportamento, salivação excessiva e a não alimentação. Nos seres humanos, especificamente, ainda causa alucinações e paralisia muscular. Em 2005, foi registrado o último caso de Raiva em humanos em Sergipe. Em 2009 e 2014 houve registro de casos em canino. Um em cada ano. Em felinos, o último caso de Raiva foi registrado em 2011.
Fonte: Ascom
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B