|
Evento ocorreu na paróquia do conj. Orlando Dantas (Fotos: Portal Infonet) |
Durante a realização da pré-conferência local da Unidade Básica de Saúde Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas, usuários, funcionários e gestores propuseram discutir melhorias para o posto de saúde, mas foram as reclamações dos moradores que se destacaram no evento. O tema dessa ocasião é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”.
Em alguns momentos, usuários da UBS Geraldo Magela solicitaram o microfone para fazer reclamações acerca do mau atendimento ou da escassez de agentes de saúde no conjunto, o que gerou bate boca entre comunitários, agentes de saúde e organizadores do evento.
Uma das principais reclamações dos usuários é a falta de preparação dos funcionários no momento da triagem feita na recepção. A moradora do conjunto, Raíssa Nunes, 46, informa que vários profissionais da unidade não estão preparados para o atendimento. “O atendimento é péssimo, tanto das enfermeiras quanto na recepção, não nos dão sequer atenção. E se chegarmos 9h, elas não fazem mais triagem”, reclama. Raíssa ainda denuncia a falta de agentes de saúde na comunidade. “Não temos visitas de agentes de saúde, não sei se faltam profissionais ou se não vão trabalhar”, conta.
|
Ivonete, Raíssa e outras usuárias da unidade Geraldo Magela |
Já a idosa Maria Ivonete, 63, afirma que há um ano e meio tenta marcar dois exames na unidade, mas não tem êxito. “Tem muita dificuldade para conseguir uma consulta com especialista, e há um ano e meio continuo tentando agendar, mas ainda sem previsão”, lamenta.
A diretora da unidade Geraldo Magela, Jennifer Gomes disse que o propósito da pré-conferência era realmente discutir melhorias na qualidade da saúde de Aracaju, especialmente aos usuários locais. “Já registramos aqui a solicitação dos usuários para que ocorram concursos públicos para contratação de novos profissionais para a unidade”, conta.
Sobre as inúmeras reclamações, a diretora diz que é necessário oficializar a insatisfação. “As reclamações sobre os agentes não podem ser generalizadas, pois muitos dos nossos agentes vão às visitas das casas normalmente. Os usuários que queiram fazer uma reclamação podem oficializar isso junto à ouvidoria do município, para que a secretaria tome as medidas cabíveis e dê andamentos”, informa.
|
Gestores, funcionários e usuários participaram da x pré-conferência |
Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B