Rede elétrica do Huse passará por vistoria programada

Vistoria ocorre neste sábado, 22

Na manhã deste sábado, 22, será realizada uma vistoria de manutenção na rede elétrica do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A vistoria já estava programada e será mantida mesmo com a ocorrência da queda no fornecimento de energia no início da noite de ontem, 20. O problema foi ocasionado por falha técnica que danificou alguns equipamentos instalados na subestação elétrica do Huse. Apesar da interrupção, não houve desassistência aos pacientes, já que seis geradores garantiram o funcionamento de setores do hospital. Na UTI, os equipamentos contam com baterias que garantiram a continuidade de tratamentos. O fornecimento da energia foi restabelecido ainda na noite de ontem.

O Huse conta sete geradores preparados para entrar em atividade de forma automática sempre que houver necessidade. Logo após o apagão, seis desses geradores entraram em funcionamento, mas o sétimo, que alimenta a UTI, precisou ser ativado de forma manual, numa manobra que levou cerca de 40 minutos para ser concluída. Além dos funcionários da Ernegisa, que trabalharam para assegurar o retorno da energia à rede elétrica do hospital, as equipes técnicas do Huse também foram mobilizadas para ligar esse gerador.

Para o superintendente do Huse, Luís Eduardo Correia, o fato de essa operação ter levado 40 minutos para ser concluída não gerou danos nem complicações. “Todos os aparelhos do setor têm baterias com capacidade de operação de até 12 horas. Nenhum paciente foi prejudicado por esse apagão”, assegura. No momento do apagão 60 pacientes estavam internados na UTI adulta e 12 na UTI pediátrica. O superintendente explica ainda que apenas em alguns casos a intervenção mecânica das equipes de enfermagem se fez necessária por meio da utilização de reanimadores manuais. “Há casos em que nós precisamos ambuzar alguns pacientes, isso porque esses pacientes podem gerar pressão maior do que o aparelho pode agüentar. Toda a equipe estava a postos e deu a assistência possível”, explicou.

As equipes técnicas de manutenção do Huse realizam vistorias programadas e periódicas de toda a rede elétrica do hospital. “Apagões podem acontecer em qualquer órgão, o que importa é que nossas equipes estavam preparadas e não houve desassistência”, avaliou Luís Eduardo Correia.

Fonte: ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais