Rede hospitalar para esclarecer dúvidas sobre o Ebola

(Foto: SES)

Diretores clínicos e coordenadores assistenciais dos hospitais da rede pública de Saúde esclareceram dúvidas e se informaram ainda mais a respeito do Ebola em uma ampla reunião promovida pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (CIEVS/SES), no auditório da ETSUS.

A próxima turma a participar da reunião será formada por coordenadores da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica de todos os municípios sergipanos.

A coordenadora do CIEVS, Daniela Pizzi, ressaltou que a possibilidade do Estado registrar um caso suspeito da doença é muito remota mas, apesar disso, é importante que todos os profissionais da rede hospitalar saibam como agir em casos suspeitos.
"Toda a rede hospitalar já recebeu uma cópia do Protocolo de Vigilância e Manejo dos Casos Suspeitos de Doença pelo Vírus Ebola. Este encontro serviu para explicar e detalhar o Protocolo e agregar mais conhecimento a respeito da doença", acrescentou.

A coordenadora explicou que as principais orientações do Protocolo aos serviços de Saúde são: o isolamento até a transferência do paciente para unidade de referência e a notificação ao CIEVS pelo 0800 282 2822. A população também pode tirar dúvidas através deste contato.

"O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) é a nossa referência estadual. Nesta unidade, o paciente será assistido até a remoção para o hospital de referência nacional, o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. A transferência local será feita pelo Samu. Já a transferência para o Rio de Janeiro será operada pelo Ministério da Saúde. Não se pode esquecer da notificação imediata ao CIEVS", esclareceu.

A médica infectologista do hospital de referência para casos de Ebola em Sergipe, Iza Lobo, explicou o que é a doença na reunião. "O Ebola é uma doença transmitida de uma pessoa para outra através de fluídos corporais que são: saliva, suor, vômito, fezes, urina, etc. Não é transmitido pelas vias aéreas (respiração) mas através do contato físico com a pessoa infectada depois que apresenta os sintomas, após o período de incubação do vírus que vai até 21 dias", explicou.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais