Renais crônicos: Pacientes clamam por atendimento

Audiência foi realizada no MPE (Fotos: Portal Infonet)

Uma audiência no Ministério Público Estadual (MPE) discutiu sobre a situação dos pacientes renais crônicos no estado. Presente em audiência, alguns pacientes clamaram por uma solução viável para que a situação seja resolvida.

Sem conseguir realizar um transplante, a paciente Josefa Iones dos Santos Rodrigues teve que recorrer a São Paulo para realizar a cirurgia. “Estou para fazer transplante já com a cirurgia marcada para o dia 4 de janeiro, em São Paulo. Eu precisava fazer os exames e tive que tirar do meu bolso porque aqui demora bastante. A gente precisa não só do atendimento ambulatorial e de um médico de consulta, mas de uma urgência para quando a gente precisar, porque estamos correndo risco a todo tempo”, desabafa.

Dada a palavra ao Dr. Manoel Pacheco, Diretor da CLINESE, foi dito que atualmente, o Estado conta com apenas uma unidade transplantadora e que, por questões remuneratórias e de falta de estruturação do serviço, foi pedido o descredenciamento junto ao Ministério da Saúde, postura que é uma tendência a ser adotada por outros profissionais. O médico informou ainda que após o descredenciamento, vem realizando atendimento aos pacientes renais mediante pagamento de consulta.

Eurides de Jesus e Josefa Iones clamam por uma solução

Já os representantes da Nefroclínica declararam que a equipe médica continua realizando atendimento aos pacientes pós-transplantados cadastrados na Nefroclínica, mesmo sem receber contrapartida do Ministério da Saúde. Eles também afirmaram que os pacientes atendidos na CLINESE estão sendo encaminhados para assistência médica na Central de Transplantes.

Na audiência, o Promotor de Justiça Rivaldo Frias solicitou do representante da Nefroclínica, até o dia 17 de dezembro, documento informando as atuais condições de atendimento aos pacientes renais pós-transplantados.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais