Renais denunciam falta de vaga para realizar hemodiálise

Associação diz que 28 pacientes estão esperando uma vaga (Foto: arquivo Portal Infonet)

Vinte e oito pacientes renais estão esperando vagas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e em três clínicas conveniadas com a Prefeitura de Aracaju para realizar hemodiálise. A denúncia é feita pela Associação dos Renais Crônicos de Sergipe (Arcrese).

Segundo Lúcio Alves, representante da associação, no momento há cerca de 80 pacientes realizando o tratamento em sistema de rodízio das máquinas. Os outros 28 estão aguardando uma vaga para começar o procedimento. O problema, de acordo com Lúcio, é que não há previsão de liberação das máquinas, pois as vagas só podem ser disponibilizadas em três casos: “A primeira é se o rim do paciente voltar a funcionar – o que é raro. A segunda hipótese é que ele saia para fazer o transplante fora do estado. A terceira é a morte do paciente”, lamenta o representante.

SMS

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que “o problema com os atendimentos aos pacientes renais crônicos em Aracaju foi gerado pela suspensão das atividades da Clínica do Rim, em Itabaiana, por irregularidades encontradas pela Vigilância Sanitária Estadual na unidade”. Por causa disso, os pacientes desassistidos no município foram redirecionados para a capital, superlotando as três clínicas credenciadas para a prestação do serviço. São elas: Clinese, Nefroclínica e Hospital do Rim.

“Atualmente, as três unidades de saúde estão funcionando em 100% de suas capacidades, mas, mesmo assim, não têm conseguido suprir, de forma plena, a grande demanda encaminhada de uma só vez nos últimos dias”, diz a nota.

A SMS também afirmou que antes da interdição, o atendimento oferecido em Aracaju, realizado pelas clínicas, comportava de forma eficaz os pacientes que necessitavam desse tratamento na capital, e assim que a situação for resolvida em Itabaiana, o fluxo na capital deve voltar à sua normalidade.

Itabaiana

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itabaiana confirmou a situação ao Portal Infonet, mas esclareceu que a clínica interditada, embora seja convenciada com a prefeitura, é particular. Portanto, a gestão não tem responsabilidade com a interdição da unidade. A Secretaria ainda informou que não há outra unidade que faça tratamento de hemodiálise em Itabaiana e, por isso, está deslocando pacientes do município até Aracaju.

SES

Em nota enviada à redação do Portal Infonet por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, classifica como descabidas as informações do presidente da Associação dos Renais Crônicos do Estado de Sergipe, José Lúcio Alves Costa, e diz que os pacientes citados já se encontram de alta do internamento no HUSE e que ainda permanecem na unidade pela falta de vagas nas clínicas especializadas, contratadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, que têm a responsabilidade do serviço por ter gestão plena no âmbito do SUS. "Da maneira como se comporta o senhor Lúcio, presidente da associação, parece inclinar por uma discussão política, o que não admitiremos, e repudiaremos sempre que identificarmos posições outras, senão, a de prestar uma melhor assistência aos pacientes do SUS", declarou e concluiu Almeida Lima.   

por Jéssica França

*A matéria foi alterada às 15h13 do dia 20/10 para acréscimo de nota da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais