Representantes do Coren se reúnem com gestor de Maruim

Momento da reunião (Foto: Divulgação Coren)

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/Se –reiniciou em janeiro suas atividades de fiscalização nas unidades de atendimento de saúde, hospitais e clínicas de Sergipe, acompanhando as atuações dos profissionais de enfermagem e suas condições de trabalho. Entre as unidades que foram fiscalizadas, foi detectada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nossa Senhora da Boa Hora, no município de Maruim a ausência do enfermeiro responsável pela equipe de enfermagem, durante todo o horário de atendimento, o que não pode ocorrer. Já que legalmente é necessária a permanência de um profissional enfermeiro que possa responder durante todo o período em que a unidade esteja funcionando.

Durante a atuação fiscal do Conselho foi constatado que somente existiam dois enfermeiros para exercer as atividades todos os dias da semana, 24 horas diárias. Ficando vário horários sem o enfermeiro, o que compromete a assistência, visto não ter o responsável pelas atividades de enfermagem.

Movido pela necessidade de resolver a situação, o secretário Municipal de Saúde de Maruim, José Souza dos Santos esteve no último dia 26, com a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE, enfermeira Gabryella Garibalde Santana Resende, juntamente com outros membros da instituição, como o vice-presidente do Coren/SE, enfermeiro José Flávio da Silva Pereira e a chefe do setor de Fiscalização, Bárbara Bezerra Tavares, onde apresentou os motivos pelo qual a atual gestão municipal está reorganizando seu quadro funcional na área de Saúde.
Segundo o Secretário, “os enfermeiros que atuavam tiveram seus contratos encerrados, diminuindo o quadro atual. Porém, novos enfermeiros já estão sendo contratados para suprir esta necessidade”, finalizou.

A Presidente do Regional aproveitou a visita e propôs uma parceria entre ambos, a exemplos dos municípios que nos já foram visitados pelo Coren/SE, para que possa ser feita uma atualização junto aos profissionais do município.
Para tanto o Coren/SE solicitou uma reunião entre o Conselho e os profissionais  enfermeiros do Programa Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde do Município e do Hospital, para que possam ser ouvidos e saber quais as necessidades principais desses profissionais.  Para que a partir das necessidades o Conselho possa iniciar essa atualização e fortalecer essa parceria.

Mais uma vez foi enfatizado que a função do Coren/SE não está somente para fiscalizar, mas colaborar com a atualização do profissional0 e com isso evitar que ele incorra menos em erros, esta que é uma das principais preocupações da atual gestão administrativa do Conselho. Para tanto, foi agendada uma visita ao município de Maruim, no dia 14 de março, a fim de que seja realizada a reunião entre o Coren/SE e os profissionais do município. “Queremos ouvir a demanda do profissional e assim poder formatar o cronograma de atualização desses profissionais”, finalizou a presidente Gabryella Resende.

Durante as fiscalizações são averiguadas as organizações dos serviços de enfermagem, a rotina de atividades, o quantitativo de profissionais frente à demanda de serviços de saúde que é prestado na unidade e ainda, a certificação do profissional de enfermagem de nível superior, durante todo o período de funcionamento. Esse último é um dos problemas mais encontrados pela fiscalização do Coren/SE. O Coren/Se realiza a fiscalização seguindo um cronograma prévio e sem avisar aos locais, para acompanhar a forma correta de atuação dos profissionais de maneira adequada, conforme determina a lei.

Fonte: Ascom Coren/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais