Saiba como proteger seu pet durante os festejos

Veja cuidados para proteger os pets durante os festejos (Foto: Pixabay)

A chegada dos festejos juninos e da Copa do Mundo é motivo de alegria para a população, mas um tormento para cães e gatos. Nesta época, é comum que pets fiquem estressados e isolados, principalmente, por causa do barulho causado por fogos de artifício e buzinas. O médico veterinário, Cassiano Fernandez, conversou com o Portal Infonet e destacou as principais ações que podem ajudar na proteção dos pets.

O veterinário explica que os fogos de artifício e até a presença de pessoas diferentes no ambiente podem assustar os pets. “Barulho de fogos, fumaça e o cheiro da pólvora queimada vão atrapalhar a audição e o olfato dos animais. Além disso, os pets podem estranhar a presença de outras pessoas, pois são cheiros diferentes e os animais não têm costume de ver tanta gente em casa. Geralmente, eles correm, gritam e se escondem, mas se tiverem um problema cardíaco, os animais podem até infartar”, detalha.

Cassiano destaca que a principal recomendação é escolher um lugar tranquilo para deixar os animais. “O ideal é deixá-los em um quarto separado ou outra área em que eles possam ficar tranquilos e confortáveis. Daí você entra, dá atenção, faz carinho e mostra que está ali com ele. O tutor tem que evitar que o animal fique estressado. O estresse causa baixa imunidade e deixa o animal suscetível a outras doenças”, conta o veterinário.

O médico veterinário, Cassiano Fernandez, conversou com o Portal Infonet (Foto: Portal Infonet)

Nas festas, conforme orientação do veterinário, os tutores também devem evitar que os animais consumam alimentos que não sejam destinados a eles. “Os petiscos dos humanos podem causar infecções nos animais O ideal é dar petisco próprio para animal ou fermentar na água com sal o petisco específico para ele”, recomenda. 

O veteriánio ressalta que os tutores devem estar sempre atentos quanto aos cuidados necessários no dia a dia dos animais. “É preciso dar o remédio de verme a cada três meses, ofertar água fervifa, filtrada ou mineral, levar no veterinário de confiança a cada seis meses e se preocupar com a vacinação, que é a forma profilática de proteger o animal, pois a vacina cria os anticorpos específicos para as doenças”, finaliza.

por Verlane Estácio 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais