Saiba como vai funcionar a primeira vacina 100% brasileira contra a dengue

Parceria garante produção nacional da primeira vacina em dose única contra a dengue

(Foto: Butantan/Paulo Pinto)

O Brasil deu um passo importante no enfrentamento à dengue. Na última quarta-feira, 26, a Anvisa aprovou as condições de segurança e eficácia da vacina produzida pelo Instituto Butantan. Com isso, o Ministério da Saúde iniciará o processo de inclusão do imunizante no calendário nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) .

Além de ser o primeiro imunizante desenvolvido 100% no país, a nova vacina também será aplicada em dose única, diferença importante em relação a outras opções disponíveis no mundo. Desenvolvido com tecnologia de vírus vivo atenuado, método já usado em diversas vacinas, o imunizante apresentou eficácia global de 74,4% na população de 12 a 59 anos. Isso significa que cerca de 74% dos casos da doença foram evitados entre pessoas vacinadas.

O imunizante também demonstrou 89% de proteção contra formas graves e com sinais de alarme, conforme publicação na The Lancet Infectious Diseases. Os dados do estudo clínico com 16 mil participantes indicaram que os casos de forma grave da doença foram raras, com tendência de proteção sem necessidade de hospitalização.

Faixa Etária

A Anvisa aprovou o uso da vacina para pessoas na faixa etária de 12 a 59 anos. O perfil pode ser ampliado após novos estudos. A expectativa é expandir o acesso à vacina em 2026. A produção foi viabilizada por uma parceria articulada pelo Ministério da Saúde com a empresa chinesa WuXi Vaccines, num reforço à estratégia brasileira de inovação em imunobiológicos por meio de transferência de tecnologia. Com proteção contra os quatro sorotipos do vírus em dose única, o imunizante representa um avanço com potencial para transformar o enfrentamento da dengue no país.

Vacinas importadas

O Ministério distribui vacinas importadas para 2,7 mil municípios. Desde o início da estratégia, mais de 7,4 milhões de doses já foram aplicadas no público prioritário. Para 2026, a pasta garantiu 9 milhões de doses do imunizante usado hoje, que exige duas aplicações para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Outras nove milhões de doses estão previstas para 2027.

Com informações da Agência Gov/Via MS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais