Em virtude da riqueza natural do Brasil podemos encontrar em diversas épocas do ano uma grande quantidade de frutas. Neste período de inverno não poderia deixar de ser diferente. Dessa maneira, a estação mais fria do ano traz consigo algumas frutas típicas desse momento, a exemplo da banana-nanica, caju, kiwi, laranja-pera, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina, dentre outras.
Segundo o nutricionista Alessandro Carvalho, fazer das frutas presença constante nas refeições é de grande importância para aumentar as defesas do organismo. “Uma alimentação a base de frutas fortalece o sistema imunológico, além de prevenir diversas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo”, pontua o profissional.
Ainda segundo Carvalho, o consumo de cada fruta desta estação traz ganhos nutricionais fundamentais para o equilíbrio do organismo. “O consumo de frutas é sinônimo de maior vitaminas e sais minerais. A banana, por exemplo, é rica em potássio, além de vitaminas do complexo B e C. A maçã é rica em vitaminas B1, B2, fósforo e ferro. E o Kiwi possui grande quantidade de vitamina C”, resume.
“Eu costume dizer para os meus pacientes que é melhor descascar uma fruta do que desembrulhar um produto industrializado”, alerta Alessandro. Ainda segundo ele, caso a pessoa tenha receio de comer alguma fruta, uma opção interessante é fazer sucos, a exemplo do clássico maracujá com beterraba. “Ou ainda fazer uma saladinha com outras frutas e legumes e implementar com azeite e limão”, assinala.
Oferta/Procura
O economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Se), Luiz Moura, vê com bons olhos o crescente consumo de frutas nesta pandemia. Moura afirma que as frutas da estação tendem a ser mais baratas. Contudo, o aumento da procura pode influenciar no aumento do preço. “Como há um crescimento no consumo de frutas neste período, quanto menor o abastecimento desses produtos (para atender a demanda), maior será o aumento de preço”, informa.
Ainda segundo ele, o consumidor precisa estar atento para fazer uma pesquisa de preço e comprar por um valor mais em conta. “O Dieese faz o levantamento de preço da cesta básica e também da banana. Nos supermercados o quilo está custando entre R$3,50 e R$ 4. Nas feiras livres não há grandes diferenças em relação a essa fruta. Mas no geral o preço dos produtos comprados nas feiras livres é menor em comparação com o supermercados”, afirma. “Por isso nós aconselhamos as pessoas a comprar nas feiras, até porque é um espaço em que o consumidor pode usar a velha pechincha”, destaca.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B