(Foto: Ascom Samu) |
Somente entre os dias 1º de fevereiro e 22 de abril deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) já realizou 736 atendimentos pré-hospitalares a pacientes psiquiátricos. O número foi divulgado pela superintendente do Samu, Conceição Mendonça, durante a reunião da Comissão Intergestora Estadual, realizada com participação de secretários municipais de saúde, no auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
De acordo com Conceição, os atendimentos feitos a pacientes psiquiátricos, assim como os demais atendimentos feitos pelo Samu, implicam em ação conjunta mantida com instituições parceiras, organizações sociais e órgãos do Governo.
"Nosso objetivo é garantir assistência aos que sofreram agravo à sua saúde, de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica e psiquiátrica, de acordo com regulamento técnico da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde [MS]. Conforme regulação médica, o atendimento especializado aos pacientes portadores de surtos psicóticos pode ocasionar necessidade de contensão física ou química e posterior encaminhamento à urgência psiquiátrica", explicou a gestora.
Segurança na cena
Como princípio básico estabelecido pelos profissionais do Samu, a segurança na cena e a proteção à integridade física, moral e ética das equipes de intervenção durante a assistência pré-hospitalar são necessárias.
"O Samu atua cumprindo protocolos de atendimento a pacientes psiquiátricos, estabelecidos pelo MS. Conta, portanto, com equipes parceiras, como a do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, aptas a proceder com a segurança e realizar contensão física do paciente, enquanto as equipes de suporte básico ou avançado realizam a contensão química. Mesmo assim, atualmente, o Serviço contabiliza pelo menos cinco trabalhadores agredidos em cena por pacientes psiquiátricos", ressaltou Conceição.
MPE
A superintendente do Samu 192 Sergipe ainda destaca uma futura negociação sugerida pelo Ministério Público Estadual (MPE/SE), para firmamento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. "O Samu é para todos e está unindo forças para aprimorar o atendimento a pacientes psiquiátricos e para isso contamos com o apoio de todos os gestores municipais, uma vez que temos abrangência do Samu nos 75 municípios sergipanos", concluiu Conceição Mendonça.
Segundo o secretário Municipal de Saúde de Itabaianinha, Valter Marcelo Oliveira, a presença do Samu na localidade e região é de extrema relevância. "Mesmo considerando as fragilidades relacionadas ao atendimento móvel pré-hospitalar, tenho ciência da importância das equipes assistenciais do Samu no atendimento aos pacientes psiquiátricos. A ideia compartilhada pelos gestores da área da saúde, creio que seja a adesão ao Serviço em cada município", frisou o secretário.
Fonte: Ascom Samu
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B