Samu 192 Sergipe participa das atividades do Ação Global

(Foto: Ascom)

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) estão a postos na Escola Roberto Simonsen, localizada no bairro 18 do Forte, durante a Ação Global, evento realizado localmente pela Rede Globo e TV Sergipe, em parceria com o Sesi. No local, uma Unidade de Suporte Básico (USB) e duas motolâncias foram instaladas para atender às possíveis ocorrências. O evento acontece neste sábado (26).

Além disso, acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina, orientados por profissionais do Serviço, realizaram uma simulação de parada cardiorrespiratória.

Segundo com o gerente de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa, simulações como a de uma parada cardiorrespiratória precisam ser mostradas para que a população tenha informações precisas, que facilitem o reconhecimento da necessidade de acionar o Serviço o quanto antes.

“Torna-se de extrema importância identificar corretamente esses casos para que, ao acionar o Samu através do 192, o requerente interaja bem com médico regulador de plantão e, sob a orientação desse profissional, possa tomar medidas iniciais que favoreçam o paciente que está sofrendo uma parada cardiorrespiratória”, explicou o gerente.

A estudante Flávia Helen Oliveira foi uma das que estiveram atentas ao procedimento coordenado pelas equipes do Samu. “É a segunda vez que participo da Ação Global. Aprendi que quando agimos corretamente e sabemos a quem recorrer, as chances de sobrevivência desse paciente se tornam bem maiores”, explicou ela.

Técnica de enfermagem do Samu, Sílvia Balieira atua na Ação Global pela primeira vez. “Estamos divulgando as ações desenvolvidas e os recursos disponibilizados pelo Samu para que o público se sinta acolhido, em caso de necessidade de atendimento. Quanto mais conhecerem o Serviço, melhor utilizarão os recursos oferecidos, destinados exclusivamente aos casos de urgência e emergência”, considerou a técnica de enfermagem.

A Ação Global tem como objetivo promover o resgate da cidadania entre a população brasileira de baixa renda. Tem como premissa reduzir as desigualdades sociais por meio de um grande mutirão de cidadania, oferecendo serviços essenciais gratuitos à população.

De acordo com a gerente da área de Responsabilidade Social do Sesi e coordenadora da Ação Global, Milene Rodrigues, o evento se propõe a recuperar a autoestima de milhares de cidadãos, que aproveitam a oportunidade para ter acesso a atividades de lazer, a oportunidades de educação e de qualificação profissional, a consultas médicas, testes de HIV e a documentação. “Em 2013, a Ação Global proporcionou a 41. 507 pessoas, 124. 521 atendimentos através do trabalho coletivo, mediante participação de 87 empresas parceiras, com oferta de 180 serviços diferentes e mobilização de 1.172 voluntários”, detalhou.

Para Milene, contar com a parceria do Samu 192 Sergipe é presentear a população com esclarecimentos que favorecem a preservação da vida. “Tornar público o potencial do Samu é oferecer aos cidadãos a opção qualificada no momento em que um atendimento de urgência deverá ser feito. A partir do momento em que veem como uma parada cardiorrespiratória é revertida, as pessoas entendem melhor como colaborar com o Serviço, o que traz inúmeras vantagens para o próprio cidadão”, justificou a coordenadora da Ação Global.

Fonte: Ascom

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais