Samu 192 Sergipe recebe rádios digitais portáteis

Samu 192 Sergipe recebe rádios digitais para facilitar atendimento às ocorrências (Foto: Ricardo Pinho/Ascom FHS)

Até o final do mês de fevereiro, todas bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) contarão com aparelhos de rádio portáteis tipo HT, com sistema digital, aptos a serem manuseados por todas as equipes assistenciais de suporte básico e avançado, além de médicos e rádio operadores atuantes na Central de Regulação do Serviço.

De acordo com a superintendente do Samu, Conceição Mendonça, a ação é inovadora e pretende dar um impulso maior no processo de qualificação do atendimento.

"Ao utilizar esse sistema de rádio, estamos otimizando e incrementando a comunicação entre as equipes de intervenção, seja enquanto estiverem nas ruas ou nas bases da capital e do interior do Estado, e as equipes que dão suporte na Central de Regulação. A novidade tende a proporcionar maior organização na logística das ambulâncias em todo o Estado e, em consequência, a redução do tempo resposta para os atendimentos, entre outros benefícios", explicou Conceição.

Agilidade nos atendimentos

Com a chegada dos rádios portáteis, outro benefício a ser adquirido pelos profissionais do Samu 192 Sergipe é a maior facilidade de comunicação com equipes à distância, no momento exato do atendimento, próximo ao paciente.

"Com a chegada dos rádios digitais, a equipe que dá assistência a um dado paciente não precisa mais de deslocar até a ambulância para manter contato com um médico que envia orientações da Central de Regulação, por exemplo. O socorrista que está em cena pode fazer essa interlocução com auxílio do rádio portátil e receber as devidas orientações em tempo mais hábil enquanto estiver fora da viatura, o que dinamiza os procedimentos", acrescentou a superintendente.

Rádio digital

O rádio portátil tipo HT, com sistema digital, possui carregador, bateria portátil e já está sendo entregue aos profissionais do Samu 192 Sergipe com a configuração necessária para manuseio. Como funcionará com frequência fechada, será de uso exclusivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Sergipe.

Segundo o gerente de manutenção do Serviço, Joerlan Melo, a instalação dos aparelhos já foi realizada nas bases descentralizadas de Aracaju e Região Metropolitana, bem como nas de Nossa Senhora da Glória, Areia Branca, Ribeirópolis, PRF, Itabaiana, Salgado, Lagarto, Itaporanga D'Ajuda e Nossa Senhora do Socorro. Médicos reguladores e rádio operadores que atuam na Central de Regulação também já estão manuseando o equipamento.

"Todas as unidades de Suporte Básico (USBs) e de Suporte Avançado (USAs), além de motolâncias, terão o rádio portátil como parte integrante dos seus equipamentos. Através dos aparelhos, os socorristas terão disponíveis quatro linhas para comunicação independente. As orientações quanto ao uso dos mesmos foram transmitidas por técnicos especializados à gerência de frota do Samu, cujos profissionais se comportam como multiplicadores de conhecimento", esclareceu Joerlan Melo.

Fonte:FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais