Samu 192: tecnologia avançada em novo Complexo

(Foto: Marcelle Cristinne/ Ascom)

Entre os inúmeros benefícios adquiridos pelos usuários e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) está a utilização de uma tecnologia digital avançada, capaz de monitorar em tempo real a dinâmica das ambulâncias em Aracaju e nas demais regiões do Estado. O benefício está relacionado à aquisição de um novo espaço de trabalho, o Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe, resultado de esforços mantidos pelo Governo do Estado para promover infraestrutura que atenda aos anseios dos profissionais e favoreça a redução do tempo resposta para as requisições feitas através do 192.

Além da tecnologia digital, o Complexo Regulatório dispõe de novo mobiliário e computadores capazes de aprimorar o desempenho de Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARMs), Rádio Operadores (RO), médicos reguladores, entre outros profissionais que atuam no espaço, viabilizando os procedimentos necessários à assistência pré-hospitalar móvel. De acordo com a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, o novo espaço possui capacidade para manter até 40 profissionais atuantes por turno.

"Esses profissionais terão condições de manter comunicação direta com todas as Unidades de Suporte Básico (USBs) e Avançado (USAs) distribuídas nos 75 municípios sergipanos, inclusive Aracaju. Além disso, utilizarão um sistema tecnológico qualificado, futuramente capaz de visualizar as principais vias da capital, através de uma parceria mantida com a Superintendência de Transportes e Trânsito [SMTT]", ressaltou a superintendente.

Arsenal tecnológico

A nova estrutura que compreende a Sala de Regulação do Samu 192 Sergipe imprime modernidade ao grande adensamento tecnológico de proteção acústica, construído em benefício dos trabalhadores. Compreende ainda um sistema de comunicação digital (antes analógico), que torna possível visualizar numa tela o posicionamento das ambulâncias via GPS, facilitando o socorro aos que necessitam de atendimento pré-hospitalar de urgência quando acionada a viatura mais próxima da cena.

Para a TARM Ellys Vanda Santana, que atua no Samu há sete anos, a nova infraestrutura do Complexo Regulatório é amplamente favorável ao dinamismo da assistência que caracteriza o próprio serviço. "Temos aqui um novo critério de disposição dos trabalhadores na Sala de Regulação. Agora, os profissionais mantém comunicação direta com outros que dão continuidade imediata ao serviço de atendimento pelo 192. Isso traz inúmeros benefícios para nós, colaboradores, e para os usuários do Samu", declarou.

A coordenadora médica do Samu 192 Sergipe, Roberta Barreto, destaca o contentamento da categoria, que juntamente com as demais, ansiava por melhorias estruturais no Serviço. "O trabalho assistencial realizado pelo Samu ganha novo impulso com as novas ações de incremento desse espaço, já realizadas. Demos um passo considerável com as melhorias alcançadas e a partir daqui, com as novas adaptações tecnológicas e outras deliberações tão importantes quanto essas, teremos um Samu que atende cada vez mais às expectativas dos sergipanos", considerou Roberta.

Na reforma do imóvel que recebeu o novo Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe e o Samu 192 Sergipe foram investidos mais de R$ 340 mil. Os serviços permanecerão no referido prédio até a conclusão das obras na antiga Maternidade Hildete Falcão Batista, onde futuramente todas as demais centrais também serão integradas.

Fonte: Ascom

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais