Samu atua com equipe reforçada durante os festejos juninos

No Arraiá do Povo foi montado um posto médico para prestar assistência aos forrozeiros que estão curtindo o evento cultural. (Foto: SES)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem atuando diariamente com cobertura para os 75 municípios sergipanos que estão realizando as festas tradicionais juninas, como também, nas rodovias federais, estaduais e municipais do estado.

No Arraiá do Povo, por exemplo, foi montado um posto médico para prestar assistência aos forrozeiros que estão curtindo o evento cultural. De acordo com a enfermeira do Samu, Poliana Oliveira, as ocorrências no local, em sua grande maioria, tem como motivo as bebidas alcoólicas.

“Nos casos que recebemos aqui, o maior número é de ingestão excessiva de álcool. Em relação a ingestão do álcool, avaliamos, fazemos os procedimentos e orientamos os acompanhantes. A nossa dica é evitar o uso abusivo das bebidas alcoólicas, uma boa alimentação e ingestão de bastante água para aproveitar o evento. Em caso de pessoas menores de 18 anos que chegam ao posto médico, entramos em contato com o Conselho Tutelar”, disse a enfermeira.

O médico do Samu, Heidto Santos Santana, acrescenta que as ocorrências no local com relação a cortes vem chamando atenção e orienta o uso de sapatos fechados. “Os principais tipos de ocorrências que estamos tendo neste evento, a maioria dos casos são clínicos, como mal estar, tonturas, pressão, também há os alcoolizados que buscam o posto médico para ter o primeiro atendimento. O que vem chamando atenção são os casos com cortes, as mulheres com sandália baixa rasteira não prestam atenção e acabam se cortando, então estamos fazendo bastante sutura por conta disso”, destaca.

O Samu 192 Sergipe, durante este período está prestando apoio às festas, com postos médicos nos locais, há também a disponibilização de Unidades de Suporte Básico (USBs) e Unidades de Suporte Avançado (USAs). Além disso, os atendimentos rotineiros não pararam de ocorrer.

Segundo levantamento realizado pelo serviço, de 1° de junho a 27 deste mês, o Samu realizou, de forma geral, 1.290 atendimentos clínicos, 811 ocorrências por causas externas e 230 por motivos psiquiátricos. Nessas ocorrêcias, 1.383 pessoas foram do sexo masculino e 917 do sexo feminino.

“Nos casos clínicos os principais motivos que chamam o Samu é a dispneia, ou seja, desconforto respiratório, que às vezes tem relação com a fumaça das fogueiras. As principais causas traumáticas são quedas de motos. Nesse período junino, as pessoas costumam beber e dirigir, o que as deixa mais expostas. Por isso, reforçamos a necessidade do uso de capacete, respeitar os limites de velocidade e beber e não dirigir”, finalizou a enfermeira da Assessoria Técnica do Samu, Cintia Guerra.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais