Samu: condutores de ambulâncias suspendem greve

Adilson Ferreira: acordo coletivo para reduzir carga horária (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os condutores de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) suspenderam a greve que aconteceria esta semana. O presidente do Sindicato dos Condutores, Adilson Ferreira, informou que alguns pontos da pauta já foram solucionados em acordo coletivo assinado na tarde da sexta-feira, 6, que será homologado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Neste acordo, conforme o presidente do sindicato, está assegurada a redução da carga horária de 36h para 24h, inclusive este foi o avanço responsável pelo fim da greve ocorrida em 2014. Havia entre o sindicato e o Governo este entendimento formal, mas o Tribunal de Contas avaliar como ilegal por não estar previsto formalmente através de lei aprovado pela Assembleia Legislativa. “Mas a gente pode fazer acordo coletivo prevendo tudo isso porque somos celetistas”, informa o presidente do sindicato.

Sucateamento

Apesar de reconhecer avanços nas relações trabalhistas, o presidente do sindicato denuncia falta de manutenção das ambulâncias. Segundo o presidente do sindicato, atualmente há cerca de 20 ambulâncias paradas por falta de manutenção. “Ontem mesmo, o sertão  ficou desassistido”, disse o sindicalista. Segundo Adilson Ferreira, estão paradas 12 unidades de suporte básico e oito UTI móveis. “O governo tem que fazer a sua parte porque o que a gente observa é que quando aumenta o número de ambulância quebrada é por falta de pagamento”, revela.

A assessoria do Samu enviou nota:

"A superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) informa que 17 viaturas foram submetidas a serviços  como troca de óleo e de pastilhas de freio. Esses procedimentos são necessários pelo fato das ambulâncias sofrerem desgastes com o tempo e o uso contínuo.

A superintendência reforça ainda que, desde 2015, realiza a substituição da frota, sendo que 14 viaturas já foram trocadas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), mais 16 ainda serão renovadas.

Quanto à escala de profissionais, o Samu 192 Sergipe garante que, mesmo durante os processos de manutenção preventiva, não há desassistência. A escala para a formação das viaturas não depende apenas da escala médica, já que a equipe assistencial das Unidades de Suporte Avançado  (USAs)  é composta por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores.

Ontem, dia 09, um médico apresentou atestado. Por isso, foi necessária a redistribuição de profissionais para compor a viatura e manter uma distribuição de USAS".

*A matéria foi alterada às 8h26 do dia 10, para acréscimo de nota

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais