Samu disponibilizará infraestrutura em eventos juninos

Samu disponibilizará infraestrutura para atendimentos em eventos juninos (Foto: divulgação)

Com a elaboração de um plano de contingência para a cobertura dos festejos juninos realizados no Estado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) estará monitorando situações relacionadas a necessidade de atenção pré-hospitalar em diversos municípios. Para isso, serão enviadas equipes assistenciais para os locais dos festejos ou serão mantidos canais prioritários para facilitar a comunicação direta entre profissionais da saúde e de instituições parceiras, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Entre os próximos dias 16 e 26, período de realização do Forró Caju, serão mantidas diariamente uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma de Suporte Básico (USB), além de motolâncias, na Praça de Eventos localizada entre os mercados municipais, no Centro de Aracaju. De acordo com a superintendente do Samu, Conceição Mendonça, através de esforços mantidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), foi instituída uma logística capaz de atender possíveis ocorrências.

“Além das viaturas e das equipes assistenciais, o Samu 192 Sergipe também disponibilizará equipamentos de suporte avançado para uma sala de estabilização a ser montada no posto médico instalado pela Prefeitura de Aracaju. Essa infraestrutura se dá pela proporção do evento, que por atrair grande número de pessoas, implica em cuidados quanto aos riscos de acidentes motociclísticos, agressões físicas ou embriaguês, maior causa das ocorrências no evento festivo”, justificou Conceição Mendonça.

Outros festejos

Além do Forró Caju, o Samu levará atendimento pré-hospitalar móvel de urgência para a Orla de Atalaia, a partir do próximo dia 18, quando será iniciado o Arraiá do Povo, evento junino realizado pelo Governo de Sergipe. No local, também serão mantidas diariamente ambulâncias e motolâncias para facilitar o atendimento aos casos que, porventura, venham surgir.

“Durante o Forró Siri, festejo realizado no município de Nossa Senhora do Socorro, também teremos equipes de suporte avançado do Samu. Em Areia Branca, por sua vez, disponibilizaremos suporte básico e avançado, considerando que mantivemos em Itabaiana, durante a Festa dos Caminhoneiros, um canal prioritário do Samu para atendimentos a possíveis ocorrências, uma delas configurada como grave, ocorrida numa das rodovias que dá acesso ao município. Nas demais localidades que, tradicionalmente, realizam festejos juninos, a exemplo de Estância e Cristinópolis, também reforçamos o compromisso de oferecer a assistência pré-hospitalar móvel”, acrescentou a superintendente do Samu.

Cobertura em Sergipe

Mesmo com viaturas e equipes mantidas em diferentes locais de eventos juninos, o cidadão poderá utilizar normalmente o 192 de qualquer localidade do Estado de Sergipe. A equipe mais próxima que estiver de plantão deverá realizar o atendimento pré-hospitalar móvel com o máximo de urgência, considerando que os profissionais atuantes nas grandes festas poderão não só atender os pacientes que transitam nas arenas, como também os que se encontram nas imediações.

“Com o plano de contingência, pretendemos contar com o apoio de parceiros para reduzir ao máximo o tempo resposta destinado para cada ocorrência. A própria tecnologia avançada que agora dispõe o Samu se destina a otimizar a assistência pré-hospitalar, tornando os profissionais capazes de monitorar em tempo real a dinâmica das ambulâncias em Aracaju e nas demais regiões do Estado”,  concluiu Conceição.

Trotes

A superintendente do Samu alerta para o uso de chamadas falsas durante os festejos juninos. Segundo ela, das 1.800 chamadas diárias recebidas na Central de Regulação do Serviço, 900 geram saídas de ambulâncias após avaliação médica, conforme gravidade de cada caso. Do total de chamadas mensais, cerca de 40% são configuradas como trotes.

“Entre os prejuízos causados pelo envio de trotes ao Samu estão a possível desassistência aos pacientes que estiverem necessitando realmente de atendimento pré-hospitalar de urgência, o desgaste das equipes assistenciais para uma ocorrência inexistente e o desperdício de recursos que deveriam ser utilizados no salvamento de vidas", alertou a superintendente do Samu 192 Sergipe.

Fonte: FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais