Samu: Laboratório de Simulação qualifica a assistência

Espaço foi inaugurado em junho (Foto: SES)

Como forma de fortalecer a vivência, ampliar os conhecimentos e fortalecer assistência no âmbito pré-hospitalar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), órgão gerido pela Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), por meio da Secretaria de Estado da Saúde criou o Laboratório de Simulação Realística.

O espaço foi inaugurado em junho deste ano é destinado para a capacitação dos profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores) que atuam nas equipes assistenciais do Samu.

O laboratório de Simulação Realística fica localizado em local denominado de Espaço do Núcleo de Educação Permanente ‘Espaço NEP/Samu 192 Sergipe, na base descentralizada do bairro Siqueira Campos, em Aracaju. A iniciativa tem a finalidade de oportunizar simulações de manobras de suporte básico e avançado de vida, a fim de qualificar procedimentos obstétricos, traumáticos, clínicos e psiquiátricos vivenciados pelos socorristas diariamente.

No Laboratório de Simulação Realística, os profissionais da saúde encontram datashow, TV e computador com acesso a internet, como também  materiais didáticos adquiridos através parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação Estadual da Saúde (Funesa).

“Também estão à disposição dos profissionais, manequins de treinamento e modelos anatômicos para que a simulação aconteça da forma mais real possível”, destaca o gerente do Nep do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.

Todas as etapas de regulação e processos que envolvem a Telemedicina também são discutidos no ‘Espaço NEP/Samu 192 Sergipe’ entre os profissionais envolvidos. “Com isso, ampliaremos consideravelmente as possibilidades de melhoria da qualidade da assistência pré-hospitalar”, garante Ronei Barbosa.

Metodologia

Com uma metodologia diferenciada e cada vez mais próxima da realidade, o espaço proporciona aos servidores do Samu os conceitos mais modernos de educação em saúde e seguem as mesmas linhas de pesquisas ofertadas nos grandes hospitais do país, a exemplo do Albert Einsten e Sírio Libanês, de São Paulo.

“O contato de forma prévia com situações reais fortalece ainda mais a assistência. A meta do Samu 192 Sergipe é deixar os profissionais cada vez mais preparados. A troca de experiência entre os profissionais é muito importante para o sucesso de um atendimento. Nas capacitações, sempre realizamos estudos de casos além da realização de um atendimento feito em um manequim”, enfatiza,

Nas capacitações há sempre cenário descrito e o aluno tem seu desempenho monitorado. Na ocasião, recebe uma avaliação não apenas do instrutor ou facilitador, como também, dos próprios colegas.

“Na cena, o profissional está sob constante pressão, precisando adotar rapidamente aquela que, muitas vezes, é a única conduta adequada para um determinado caso e que fará a diferença entre a vida e a morte. O nosso foco com o uso do laboratório  é realizar capacitações constantes e da forma mais real possível para assim garantir cada vez mais a qualidade na assistência”, complementa Ronei Barbosa.

Promoção do conhecimento

Além dos profissionais do Samu 192 Sergipe, servidores do Hospital Urgências de Sergipe (Huse) e da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), como também dos Hospitais Regionais poderão participar de capacitações no Laboratório.

“Também utilizamos o espaço NEP para acolher os estudantes que procuram o serviço e na oportunidade apresentamos tanto a estrutura física do Samu 192 Sergipe, quanto o seu papel no sistema de saúde, salientando a importância dos discentes como futuros profissionais da instituição”, destaca Ronei Barbosa.

Para a técnica em Enfermagem do Samu, Flávia Aparecida, participou de algumas das capacitações ofertadas pelo Samu 192 Sergipe. “O momento serve para revisar procedimentos, como forma, de garantir o bem–estar do paciente. Aproveitamos a ocasião para tirar dúvidas”, comenta.

Já a também técnica em Enfermagem do Samu, Margarida Ferreira, conta que no laboratório já viu alguns casos vivenciados por ela no âmbito da assistência realizada pelo Samu. “Em uma das capacitações vi um caso de parada cardiorrespiratória. Gostei muito de revisar o conteúdo de atendimento, e pude ver todos os profissionais estão realmente engajados para a realização do procedimento correto e com um tempo/resposta eficaz”, afirma.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais