Ambulâncias a postos (Fotos: Arquivo Portal Infonet) |
Um plano de contingência a ser iniciado nesta quarta-feira (1º) e aplicado até o próxima segunda-feira (6), visa possibilitar resposta às urgências em saúde, evitando a superlotação ou a desassistência em unidades da rede hospitalar do Estado de Sergipe. Elaborado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), o planejamento estratégico específico para o feriado de Semana Santa será dinamizado com esforços da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e entidades parceiras, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros.
De acordo com a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, o plano considera o período de vulnerabilidade e risco de acidentes nas rodovias e praias, bem como o aumento da população flutuante no Estado e casos de doenças sazonais. "Daremos ênfase ao fortalecimento de um processo organizacional dinamizado por toda a rede hospitalar, de urgência e instituições parceiras da SES e FHS, no sentido de evitar que situações adversas venham prejudicar a assistência qualificada aos pacientes do Sistema Único de Saúde [SUS]", garantiu a gestora.
Conceição: "Monitramento do número de remoções" |
Ainda segundo Conceição, será disponibilizada uma equipe de resposta rápida formada por técnicos e gestores da SES e FHS, objetivando o monitoramento em tempo real das portas de entrada das diversas unidades de saúde.
"Estabelecemos ações que implicam em monitorar o número de remoções realizadas pelo Samu e o volume de demandas encaminhadas para a área vermelha dos hospitais do Estado. Atentaremos para a escala dos profissionais de saúde do Samu e das portas de entrada das urgências, com equipes de sobreaviso. Também estaremos atentos ao número de viaturas do Samu em operação, a reserva técnica disponível e ao funcionamento de um veículo de intervenção rápida com logística necessária para acidentes com múltiplas vítimas", detalhou.
A obtenção de bons resultados do plano de contingência adaptado para o feriado de Semana Santa está associada ao planejamento. "Em ocasiões como essa, a prevenção, a organização e o monitoramento são itens intimamente ligados à resposta eficaz em situações adversas. Cumprindo esses itens, evitaremos fragilidades e facilitaremos o acesso igualitário aos recursos na área da saúde, com foco na qualidade de vida da população, diminuição de óbitos evitáveis e seqüelas, tendo em vista o contexto do componente pré-hospitalar móvel", concluiu a superintendente do Samu 192 Sergipe.
Fonte: Ascom Samu
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B