Samu orienta população sobre perigos dos trotes

Campanha sobre riscos de trotes e uso de celular ao volante (Foto: reprodução cartaz)

Além de garantir a assistência pré-hospitalar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) leva muito a sério a missão de proteger e orientar. O trabalho voltado às ações educativas busca conscientizar a população quanto aos perigos da utilização do celular ao volante e os prejuízos causados pelas ligações falsas (trotes).

Durante todo o ano, a campanha 'Sou Amigo do Samu – Não passo trote' realiza atividades em escolas, centros comerciais e até no trânsito, abordando crianças, jovens e adultos sobre a prática criminosa. Nas férias escolares da criançada, o trabalho continua. A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu) vai até onde a turminha está para, através de uma linguagem lúdica, passar a mensagem dos perigos e consequências causadas pelos trotes ao serviço.

De acordo com coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu), Ronei Barbosa, o uso de ferramentas interativas faz a diferença, além da linguagem bem didática e divertida com palestras, as peças teatrais e a distribuição de material informativo.

"Esses eventos atraem bastante o público, principalmente o infantil. Na segunda semana de janeiro, realizamos uma ação em um shopping de Nossa Senhora do Socorro. Reunimos crianças de várias faixas etárias", recorda.

Segundo Ronei Barbosa, os trotes causam prejuízos financeiros e desgaste dos funcionários. Das 4.843 ligações recebidas pelo Samu na semana passada, 794 foram trotes. Em todo o mês de janeiro, foram recebidas 4.683 ligações falsas, tendo uma média de 151 trotes por dia.

"As chamadas falsas ocupam o serviço desnecessariamente, desgastam emocionalmente as equipes e causam prejuízos financeiros. Lamentavelmente, são crianças passam os trotes. Ao enviar uma ambulância a um local onde a ocorrência não existe, uma ocorrência real pode ficar sem atendimento", ressalta.

Celular ao volante

Outra ação educativa que tem chamado bastante atenção da população é a campanha "Sou amigo do Samu: não uso celular ao volante".

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir falando ao celular é uma infração considerada gravíssima, com aplicação de multa de R$ 293,47. O condutor recebe 7 pontos na carteira de habilitação. Porém muito mais que a multa, são os riscos de acidentes graves.

Ainda de acordo com o coordenador do NEP/Samu, a campanha 'Sou Amigo do Samu – não uso celular ao volante', também tem o foco da conscientização.

"As pessoas acham que nunca vão acontecer com elas. Mas, apenas alguns segundos de distração com o uso de celular podem gerar acidentes gravíssimos", pontua.

Além das ações educativas, o Samu realiza inúmeras campanhas nas Redes Sociais com vinculação de banners, vídeos e materiais informativos com apresentação de dados relacionados aos altos índices de acidentes provocados pelo uso do celular ao volante.

No mês de fevereiro, as ações educativas continuam. Desta vez, o tema escolhido é 'Seja amigo do Samu – se dirigir não beba'.

"Temos três comandos educativos pré-agendados: dia 22 será na avenida Melício Machado. Já no dia 23, na entrada da cidade. No dia 24, a ação acontecerá na Ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros", informa o coordenador.

Fonte: Ascom SES/FHS

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais