Samu recebe visita de consultores do Ministério da Saúde

As visitas técnicas ocorreram até esta quarta-feira, 10 (Foto: divulgação)

Consultores do Ministério da Saúde (MS) realizaram visitas técnicas em diversas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), com vistas à análise dos processos de trabalho e das condições estruturais das mesmas. A ação acontece mediante uma parceria entre o órgão federal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), órgão gerenciador do Samu. As visitas aconteceram até esta quarta (10).

Além das bases descentralizadas, estão sendo visitadas a Central de Regulação do Samu, bem como unidades de Suporte Básico (USBs) e de Suporte Avançado (USAs) utilizadas no trabalho de assistência pré-hospitalar. Na manhã desta quarta, os consultores ainda conduziram a ‘1ª Oficina para Diagnóstico e Plano de Ação do Samu’, realizada no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), bairro Getúlio Vargas.

“A oficina representou mais uma etapa do plano de reestruturação do Samu 192 Sergipe. Foi um momento de grande valia para a concretização de novas de ações que visam o aperfeiçoamento do Serviço. Entre os representantes dos órgãos em questão, profissionais que atuam no comitê gestor, na Central de Regulação e na intervenção do Samu marcaram presença no evento que destacou, além de outras questões, os componentes e interfaces da Rede de Atenção às Urgências e Emergências”, esclareceu a superintendente do Samu 192 Sergipe, Luciana Prudente.

Melhorias

Segundo o consultor técnico da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE/MS), Lissandro Pinto, durante as visitas técnicas estão sendo analisados os materiais e equipamentos usados pelas equipes do Samu, entre outros aspectos. “Estamos propondo melhorias e adequações com base em parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Diálogos com profissionais, análise do processo técnico do atendimento ao usuário e padronização das viaturas estão sendo considerados no processo de qualificação do trabalho”, explicou o consultor.

A analista técnica de políticas sociais do MS, Helena Cerveira, ressalta que as visitas técnicas estão abrangendo as bases descentralizadas do Samu em Barra dos Coqueiros, Rosário do Catete, Carmópolis, Laranjeiras, Areia Branca, entre outras. “Após o diagnóstico levantado, prevemos ainda a realização de outras capacitações e orientações voltadas para os profissionais”, garantiu a analista.

A apoiadora da Rede de Atenção às Urgências do MS, referência para Sergipe, Bárbara Zwetsch, ainda tratou com os profissionais do Samu sobre a aprovação do Plano de Ação da Rede de Urgências e Emergências do Estado, com base na Portaria 1771/14. Para Luciana Prudente, a aprovação consiste também na ampliação do repasse de recursos para hospitais que compõem as portas de entrada da Rede de Urgências no Estado, aperfeiçoando a assistência e qualificando o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Ascom/Samu

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais