Samu registrou 279 atendimentos no feriado municipal

Fundação Hospitalar de Saúde divulga balanço de atendimentos realizados em feriado municipal (Foto:arquivo Portal Infonet)

Unidades gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) realizaram, nesta quarta-feira (18), o balanço de atendimentos realizados durante o feriado em que se comemora o aniversário de Aracaju (17 de Março).

Durante o feriado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou 279 atendimentos. Desses, 75 realizados por equipes de suporte básico e 26 por equipes de suporte avançado. Além de oferecer assistência pré-hospitalar em todo o Estado de Sergipe através do ramal 192, o Samu ainda marcou presença em eventos, como a 32º Corrida Cidade de Aracaju e a programação infantil realizada no Parque da Sementeira.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do Serviço, Maria Lucia dos Santos, o total de atendimentos registrados nem sempre corresponde ao envio de Unidades de Suporte Básico (USBs), de Suporte Avançado (USAs) ou motolâncias.

"Muitas requisições chegam até a Central de Regulação e culminam na orientação feita pelos médicos reguladores de plantão. Ao avaliar o caso, esses profissionais definem não só sobre o envio de viaturas, mas também a unidade de saúde que o paciente deve ser encaminhado, caso haja envio. Decidem também sobre a necessidade de apoio de órgãos, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, durante as ocorrências", explicou Lucia.

Dos 279 atendimentos contabilizados durante o feriado, 66 foram relacionados a causas externas, entre elas, as mais comuns são de acidentes de trânsito e ferimentos por arma de fogo e branca.

"Foram realizados ainda 21 atendimentos a casos clínicos envolvendo adultos, apenas dois pediátricos e 10 requisições para assistência a pacientes psiquiátricos. Relacionados aos pacientes do sexo feminino, totalizamos 66 atendimentos, enquanto que do sexo masculino, 91 atendimentos", acrescentou a coordenadora de enfermagem do Samu 192 Sergipe",

Mesmo tendo disponibilizado USB e USA, além de duas duplas de motolâncias para acompanhamento e atendimento de atletas participantes da 32º Corrida Cidade de Aracaju, o cidadão pôde utilizar normalmente o 192 de qualquer localidade da capital e do interior do Estado.

O Samu ainda ofereceu assistência pré-hospitalar móvel, através de uma equipe de suporte básico, aos adultos e crianças que prestigiaram, a partir das 15h, a programação infantil realizada no Parque da Sementeira.

MNSL

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou, no dia 17 de Março, 45 atendimentos. A unidade é referência no atendimento a gestantes de alto risco, mantendo também a atenção aos recém-nascidos.

De acordo com o superintendente da MNSL, Luis Eduardo Prado, foram realizados 13 partos, sendo oito cesarianos e cinco procedimentos normais. Foram também contabilizadas 28 altas, uma transferência e admissão de 16 pacientes. Já na mesma data, em 2014, foram realizados 36 atendimentos, sendo 12 partos. Desses, seis normais e seis cesarianos.

"Mesmo com essa demanda, as pacientes receberam o atendimento necessário. De portas sempre abertas, a MNSL prioriza o sistema de triagem dos casos recebidos, concedendo às gestantes de alto risco os internamentos prioritários. Assim, prestamos o melhor atendimento e garantimos assistência a todas as pacientes"", afirmou.

Na maternidade, estão disponíveis 43 leitos obstétricos clínicos e 26 cirúrgicos, além de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. O centro obstétrico é responsável pelo atendimento à população, tanto de Sergipe quanto de estados circunvizinhos. No próprio sistema de admissão, as gestantes são avaliadas, transferidas ou liberadas para o pré-natal.

Huse

Em 17 de Março, o pronto socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) manteve a normalidade no fluxo de atendimentos, sem registros de sucessivas intercorrências. Diariamente, cerca de 800 pacientes são atendidos no pronto socorro, porém, nos finais de semana, esse número chega a 1.100 atendimentos de urgência e emergência.

Com base em dados coletados na própria unidade, na última terça-feira foram registrados 255 atendimentos, sendo que desses, 33 ficaram internados. Um número considerado baixo por se tratar de um feriado. Foram registradas quatro vítimas de acidente motociclístico, uma vítima de acidente automobilístico, seis vítimas atingidas por arma de fogo, três por arma branca, além dos casos de baixa complexidade que acabam sendo atendidos na área azul do hospital.

De acordo com o diretor clínico do Huse, Marcos Kroger, a resolutividade dos atendimentos e a conscientização da população já refletem nesses números. ""Foi um feriado tranquilo, como já não se via há algum tempo. Isso é o resultado da resolutividade dos casos que chegam ao hospital e da conscientização das pessoas quanto aos riscos de unir direção e ingestão de bebidas alcoólicas. São os acidentes de trânsito, sem dúvidas, os casos mais complexos recebidos no Huse", analisou.

Na Unidade Pediátrica do Huse foram registrados 85 atendimentos. Desses, 14 ficaram internados na unidade. O ambulatório da oncologia realizou 21 atendimentos e no ambulatório da radioterapia foram realizados 11 atendimentos.

Fonte: FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais