Campanha acontece até o dia 15 no Shopping Jardins (Fotos: Portal Infonet) |
Foi aberta nesta terça-feira, 14, a campanha educativa 'Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote' – promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Shopping Jardins. A campanha visa conscientizar a população para os prejuízos causados pelo trote. A ação será estendida para as escolas públicas e privadas de ensino.
A programação segue até a próxima quarta-feira, dia 15, sempre das 13h às 16h, e com atividades lúdicas, palestras, simulações de atendimentos e esclarecimentos quanto aos prejuízos causados pelo envio de chamadas falsas através do 192.
Segundo a superintendência do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, nos últimos seis meses, cerca de 35 mil chamadas falsas foram repassadas à central.
“Nos últimos seis meses tivemos em torno de 80 mil chamados ao Samu. Desses, pelo menos 35 mil foram trotes. Isso retarda o tempo resposta, pois a partir do momento que você sai para atender um trote, você deixa de salvar uma vida, sem falar dos prejuízos para população, profissional e financeiro. Para você deslocar, dependendo do tipo e da dimensão do acidente, você pode gastar de R$ 800 a R$ 5 mil reais no deslocamento incluindo equipes e recursos que utilizamos. No último sábado, recebemos o trote dizendo que estava havendo uma colisão carro com carro ali no caminho da Atalaia, na curva do Miguel. Foi um trote bem feito, os bombeiros nos ligaram também para falar que tinha tido essa colisão. Quem ligou disse que eram quatro vítimas, mandamos duas ambulâncias e quando a equipe chegou não tinha nada”, lamenta.
A superintendente do Samu, Conceição Mendonça diz que campanha serve para reduzir número de trotes |
A campanha acontece no período de férias das crianças, segundo a superintendente do Samu, momento no qual é registrado um aumento nos casos de trote.
“No período de férias escolares isso tende a subir um pouco. Entendemos que as crianças são os melhores veículos de comunicação, então estamos trazendo uma parceria com o shopping. O objetivo é mostrar as crianças como utilizar bem o Samu, como ligar para o 192 e quais situações ele pode ser acionado. Além do trabalho que fazemos de dar uma assistência e qualidade de excelência, estamos orientando para que quando uma criança veja uma ambulância, ele dentro do carro peça ao papai para dar passagem”, esclarece Conceição Mendonça.
Conforme constatado o trote, os números identificados são encaminhados para a delegacia, para que os culpados possam ser identificados e respondam pelos seus atos.
Mascotes da campanha, as crianças Marina, Miguel e Lucas
|
Durante as atividades, os mascotes do Samu 192 Sergipe, as crianças Miguel, Marina e Lucas, estiveram na ação levando conscientização ao público. “Não pode passar trote porque é feio e não é certo”, contaram.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B