|
Momento da greve do Samu no ano passado (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) normalizaram o atendimento, mas permanecem em estado de greve aguardando o desfecho de uma reunião que acontecerá na próxima quarta-feira, 11, entre representantes do governo e a categoria. Os serviços foram normalizados em parte, mas continua prejudicado devido às falhas mecânicas que as 27 ambulância apresentam, em um universo de 59 veículos, segundo dados do Sindicato dos Condutores de Ambulância.
De acordo com informações do sindicalista Adilson Ferreira, presidente do sindicato, a reunião está marcada para acontecer pela manhã com a interferência do Ministério Público Estadual. A expectativa, segundo Adilson Ferreira, é que o estado apresente propostas e ações concretas que possam atender às reivindicações, que estão vinculadas à unificação das parcelas fixas e variáveis para efeito de pagamento de hora extra trabalhada e redução de carga horária de 36 horas para 24 horas. Este acordo, conforme o presidente do sindicato, foi aprovado, inclusive, pelo Conselho Curador da Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS), para finalizar a histórica greve ocorrida no ano passado.
Os técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias iniciaram uma greve por tempo indeterminado na sexta-feira, 6. Mas a categoria se reuniu com representantes do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas do Estado e decidiram aguardar a rodada de entendimentos a ser intermediada pelo MPE, segundo Adilson Ferreira. “Se não ocorrer avanços nesta reunião, na mesma quarta-feira a gente para as atividades”, adverte Adilson.
Há um compromisso do governo, segundo o presidente do sindicato, em encaminhar nos próximos 15 dias projeto de lei à Assembleia Legislativa contemplando estas reivindicações da categoria.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a Superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) informam que, para pactuar as negociações e formalizar as pautas acertadas nas diversas reuniões anteriores, será realizada uma reunião na próxima quarta-feira, dia 11, no Ministério Público Estadual (MPE), com a presença da SES, FHS, Samu, PGE, TCE e Sindiconam.
*A matéria foi atualizada às 8h55 desta terça-feira, 10, para acrésimo de nota enviada pelo governo
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B