Santa Maria recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti

Agentes de combate as endemias visitaram residências no Santa Maria (Foto: André Moreira)

A população do bairro Santa Maria recebeu na manhã deste sábado, 13, o mutirão de combate ao Aedes aegypti. A ação que faz parte do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao mosquito teve início na Unidade Básica de Saúde (UBS) Elizabeth Pita.

No bairro Santa Maria, equipes da Secretaria Municipal da Saúde, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos visitaram as residências a procura de possíveis focos e de conscientizar a população para o risco da doença.

O prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária Waneska Barboza estiveram presentes durante a ação (Foto: André Moreira)

De acordo com a secretária da saúde do município, Waneska Barboza, o aumento do LIRAa fez com que o município de Aracaju realizasse ações para intensificar a eliminação dos focos.

“O  LIRAa mostrou aumento da infestação passando de dois para seis bairros com alto risco. Isso fez com que o prefeito convocasse todas as Secretarias para que a gente montasse um plano de intensificação e é isso que a gente vem fazendo todos os sábados com mutirões, intensificando também no horário noturno, fazendo nas casas que são encontradas fechadas durante o dia. Estamos intensificando o bloqueio de transmissão com o fumace costal e orientando a população que elimine os focos, porque 80%dos focos encontrados são na residência, principalmente nos bairros onde há acúmulo de água”, diz Waneska.

Agentes de limpeza também realizam mutirão no bairro (Foto: André Moreira)

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também participou do mutirão e fez um apelo a população sergipana. “Quero aproveitar para pedir a você meu amigo e minha amiga que você preste atenção na sua casa, não deixe acumular água, você que gosta de planta tenha planta, mas troque a água regularmente, não deixe pneus, limpe sempre seu quintal. Faça também esse trabalho porque esse trabalho você está nos ajudando a combater essa doença que tem vitimado e matado muitas pessoas e dessa vez ela está muito perigosa porque mata as crianças entre 0 e 14 anos. Vamos vencer a guerra contra esse mosquito acabando com ele de vez na cidade de Aracaju”, pede.

O plano de intensificação objetiva prevenir e controlar processos epidêmicos e evitar a ocorrência de mortes e complicações derivadas de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais