Saúde: Agentes participam de seminário sobre segurança

Clóvis Eduardo "É importante debater a segurança desses profissionais"

Cerca de 450 agentes de saúde participam do Seminário “Proteção à Saúde: Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O encontro tem como objetivo alertar os profissionais sobre as condições de trabalho saudáveis e seguras.

Na oportunidade, os agentes irão debater o papel dos gestores e profissionais na implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. O primeiro seminário foi realizado em agosto passado, em Lagarto (SE), onde participaram 200 agentes de oito municípios. Além de receberem capacitação, os profissionais também relataram demandas e dificuldades.

O coordenador da Área Rural da instituição, do Ministério do trabalho e emprego, (Fundacentro), Clóvis Eduardo Meireles, ressaltar a importância da segurança durante a atuação dos agentes no meio rural. Meireles, falou sobre a atuação do Poder Público na Proteção da Saúde do Trabalhador.

Para o coordenador do Fundacentro, os agentes estão atuando com os fardamentos inadequados. “Esses profissionais que atuam no meio rural correm o riscos com veneno agrícolas. A proteção é importante, pois ele vai entrar em propriedade. E muitas vezes o ambiente está contaminado com veneno agrícola. Portanto esse seminário é de conscientização e posteriormente faremos um treinamento para capacitar esses agentes nos próprios municípios”, diz.

Ana Paula "A gente atua de forma precária"

Há 12 anos atuando como agente de comunitária, Ana Paula dos Santos aprova a infinitiva do MPT e garante que os profissionais sofrem coma falta de orientação e materiais para trabalhar. “Achei importante esse evento porque a gente atua de forma precária, sem fardamento e sem proteção”, reclama.

A agente de endemias, Adeli Iris Menezes, elogiou a iniciativa do MPT. Para ela essa foi uma forma de reconhecimento ao trabalho do agente. “Infelizmente não somos reconhecidos pela sociedade e hoje me sinto lisonjeada em ver que um órgão se preocupa com nossa segurança”, elogia.

MPT

O procurador-chefe, Raymundo Lima Ribeiro Júnior ressaltou também a importância de cuidar da saúde dos agentes que atuam tanto na capital quando nas áreas rurais. Para ele, o poder público precisa focar na segurança dos trabalhadores. “Nós percebemos que uma parcela desses profissionais, que cuidam da saúde como um todo, precisam de proteção e isso é básico. Como notamos que de fato muitos agentes de endemias e agentes de saúde passam por problemas envolvendo a falta de estrutura o MPT desenvolveu esse seminário para abrir um diálogo com o poder púbico”, ressalta.

Adeli Iris "Bom saber que se preocupam com nossa segurança"

Os 15 municípios participantes são Aracaju, Arauá, Barra dos Coqueiros, Boquim, Cristinápolis, Divina Pastora, Itabaianinha, Itaporanga d'Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão, Tomar do Geru e Umbaúba.

 Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais