Clóvis Eduardo "É importante debater a segurança desses profissionais" |
Cerca de 450 agentes de saúde participam do Seminário “Proteção à Saúde: Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O encontro tem como objetivo alertar os profissionais sobre as condições de trabalho saudáveis e seguras.
Na oportunidade, os agentes irão debater o papel dos gestores e profissionais na implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. O primeiro seminário foi realizado em agosto passado, em Lagarto (SE), onde participaram 200 agentes de oito municípios. Além de receberem capacitação, os profissionais também relataram demandas e dificuldades.
O coordenador da Área Rural da instituição, do Ministério do trabalho e emprego, (Fundacentro), Clóvis Eduardo Meireles, ressaltar a importância da segurança durante a atuação dos agentes no meio rural. Meireles, falou sobre a atuação do Poder Público na Proteção da Saúde do Trabalhador.
Para o coordenador do Fundacentro, os agentes estão atuando com os fardamentos inadequados. “Esses profissionais que atuam no meio rural correm o riscos com veneno agrícolas. A proteção é importante, pois ele vai entrar em propriedade. E muitas vezes o ambiente está contaminado com veneno agrícola. Portanto esse seminário é de conscientização e posteriormente faremos um treinamento para capacitar esses agentes nos próprios municípios”, diz.
Ana Paula "A gente atua de forma precária" |
Há 12 anos atuando como agente de comunitária, Ana Paula dos Santos aprova a infinitiva do MPT e garante que os profissionais sofrem coma falta de orientação e materiais para trabalhar. “Achei importante esse evento porque a gente atua de forma precária, sem fardamento e sem proteção”, reclama.
A agente de endemias, Adeli Iris Menezes, elogiou a iniciativa do MPT. Para ela essa foi uma forma de reconhecimento ao trabalho do agente. “Infelizmente não somos reconhecidos pela sociedade e hoje me sinto lisonjeada em ver que um órgão se preocupa com nossa segurança”, elogia.
MPT
O procurador-chefe, Raymundo Lima Ribeiro Júnior ressaltou também a importância de cuidar da saúde dos agentes que atuam tanto na capital quando nas áreas rurais. Para ele, o poder público precisa focar na segurança dos trabalhadores. “Nós percebemos que uma parcela desses profissionais, que cuidam da saúde como um todo, precisam de proteção e isso é básico. Como notamos que de fato muitos agentes de endemias e agentes de saúde passam por problemas envolvendo a falta de estrutura o MPT desenvolveu esse seminário para abrir um diálogo com o poder púbico”, ressalta.
Adeli Iris "Bom saber que se preocupam com nossa segurança" |
Os 15 municípios participantes são Aracaju, Arauá, Barra dos Coqueiros, Boquim, Cristinápolis, Divina Pastora, Itabaianinha, Itaporanga d'Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão, Tomar do Geru e Umbaúba.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B