Saúde alerta para o cuidado com a dengue no Carnaval

Limpeza e retirada de entulhos devem ser frequentes

O período do Carnaval é um momento em que muitas pessoas aproveitam para viajar e cair na folia ou simplesmente descansar. Seja qual for o motivo da viagem, ao deixar a casa fechada por um tempo é preciso tomar cuidado para que ela não vire um criadouro da dengue.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Combate à Dengue da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, antes de viajar, as pessoas devem observar para que criadouros do mosquito não sejam formados dentro de casa em caso de chuva durante o período em que estiverem fora.

"É necessário verificar se não tem vasos espalhados pelo quintal ou outros objetos que possam acumular água. As lavanderias devem ser esvaziadas, lavadas e permanecer com ralo aberto para que também não acumulem água. Esse carnaval promete chuva e, aliada com o calor, o mosquito transmissor da dengue vai ter as condições propícias para proliferar", orientou a técnica da SES.

Para contribuir para redução dos casos da doença em Sergipe, antes de pegar a estrada, os moradores devem verificar se as bandejas da geladeira e do bebedouro não estão com água acumulada. O filtro de barro também deve ser observado para não acumular água. Os vasos sanitários devem estar com a tampa fechada. Cuidado para não deixar os vasilhames de animais e os pratinhos de plantas em ambiente aberto para que eles não se transformem em criadouros em caso de chuva.

"Se a casa tiver piscina, a água deve ser tratada corretamente com cloro e a casa de máquinas, local onde ficam as bombas d'água, deve estar bem fechada", lembrou a técnica da SES.   
Redução

Os casos de dengue tiveram uma redução se comparados os anos de 2012 e 2013, mas os cuidados devem continuar de forma intensa, uma vez que 80% dos focos da doença estão nas residências.

Em 2012 foram notificados 11.192 casos de dengue, 4.095 foram confirmados, 42 casos foram graves e três pessoas morreram. No ano passado, foram 2.288 notificações, 465 confirmações, três casos de dengue foram graves e duas pessoas morreram.

"Em janeiro de 2014 tivemos 87 casos notificados de dengue e um confirmados. No mesmo período de 2013 foram notificados 153 casos e 30 confirmados", informou Sidney Sá.

fonte e foto: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais