Saúde certifica 115 assistentes sociais atuantes no SUS

(Foto: Ascom SMS)

Na última quarta-feira, 19 de dezembro, foi um dia especial para 115 assistentes socais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. As servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) receberam certificados de atualização profissional e aproveitamento em Serviço Social. A cerimônia de certificação aconteceu no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) situado no bairro Ponto Novo.

A secretária-adjunta da Saúde, Eurides Rosa, representou a gestão da SMS durante a entrega de certificados. Ela parabenizou as equipes de assistentes sociais pelos relevantes serviços prestados a população aracajuana.  Eurides Rosa afirmou que a Coordenação de Serviço Social e os assistentes sociais do município de Aracaju vêm realizando um excelente trabalho e se destacado em todas as unidades de saúde da capital.

“O preparo profissional, o compromisso dos assistentes socais bem como o olhar ampliado para humanização dos serviços prestados à população tem feito a diferença. É buscando o aperfeiçoamento profissional para prestação de serviço de qualidade à população que a PMA através da SMS têm investido na capacitação dos assistentes sociais e em ações estratégicas nesta área”, afirmou Eurides Rosa.

A coordenadora de Serviço Social da SMS, Auxiliadora Rosa, acrescentou que o êxito das ações de educação permanente em saúde já pode ser notado de diversas maneiras. “Seja no melhor acolhimento ao usuário do SUS ou mesmo em conquistas recentes como a ampliação para 75,6% das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, os assistente sociais têm provado a sua importância bem como dado a contribuição para estruturação e fortalecimento de programas e projetos de promoção de saúde”, afirmou.

Auxiliadora Rosa citou espaços importantes conquistados pelas equipes de assistência social  em Aracaju como a manutenção e ampliação dos grupos de convivência de  idosos, hipertensos e diabéticos.
“São destaque ainda a implantação de rotinas e a implantação de protocolos de trabalho como a Avaliação de Risco Social na consulta de pré-natal, além das ações de denúncia e prevenção a violência familiar ou extra-familiar com a parceira de setores como Núcleo de Prevenção a Violências e Acidentes (Nupeva), Ministério Público (MP) e Delegacia de Apoio aos Grupos Vulneráveis (DAGV)”, disse a coordenadora.

Sobre o curso

O curso de atualização ofertado pela PMA durou de abril de 2011 a agosto de 2012, somando um total de 136 horas/aulas. Os profissionais inscritos tiveram contato com professores especialistas em temas como “Construção Científica a partir da prática profissional”, “Serviço Social e o Atendimento aos familiares e às vítimas de violência urbana, doméstica e auto-infligida”, “Disseminadores Externos das Informações  Previdenciárias” e “Estudo Social- Fundamentos teóricos, metodológicos, éticos e operativos”.

Outras temáticas ainda foram abordadas como “Território em Saúde Construindo a Cartografia”, “Redes de Proteção Social e de Cidadania:  Conceitos,Proteção e Estratégias”, “O Serviço Social no Atendimento ao Acidentado do  Trabalho e Familiares”, “Orientação e Acompanhamento Social a indivíduos, Grupo e Família”; “Investigação e Serviço Social;”Determinantes Sociais e a “Ação Profissional do  Assistente Social”, “Instrumentalidade do Serviço Social”.

Fonte: Ascom SMS
                                                                                            

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais